Eleições em Foz: 58% dos candidatos a vereador são estreantes

Por outro lado, 21 postulantes à Câmara Municipal já disputaram três ou mais vezes o cargo. Veja o infográfico:

Apoie! Siga-nos no Google News

Matéria atualizada às 13h45, com base em dados do TSE.

Dos 238 candidatos a vereador em Foz do Iguaçu nas eleições de 2024, 139 (ou 58,4% do total) buscam, pela primeira vez, uma cadeira na Câmara Municipal. Em contrapartida, para os outros 99 (o que equivale a 41,6%), a disputa não é novidade, pois já participaram de outros pleitos.

Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com base em um cruzamento de informações realizado de acordo com o número do título de eleitor dos candidatos. Vale destacar que informações como número e nome de urna podem alterar-se ano a ano.

Leia também:
Confira a cobertura do H2FOZ nas eleições municipais em Foz do Iguaçu

Entre aqueles que já participaram de outras eleições municipais, 21 disputaram três ou mais pleitos. O recordista em tentativas para uma das vagas de vereador é Edílio (PL), que vai para sua sétima disputa consecutiva. Ele foi eleito nas eleições de 2008, 2012 e 2016.

Na sequência aparecem Inês Weizemann (PSD) e Maninho (PSDB), que vão para sua sexta eleição municipal. Eliseu de Moura (PSD) – que também utilizou “Eliseu Três Lagoas” como nome de urna –, Beni (PP), Gentil Coletivo (MDB), Irineu Ribeiro (PV), Márcio Rosa (PL) e Nilton Rocha (PP) já foram candidatos a vereador quatro vezes e vão para a quinta eleição para vereador.

Também chama atenção o número de participações de Dilto Vitorassi (PT). Ele foi candidato a vereador três vezes desde 2000. Contudo, também participou das eleições majoritárias, buscando os cargos de prefeito (2008) e vice-prefeito (2004). Nesse período, nas eleições proporcionais, foi candidato a deputado federal em quatro ocasiões (2006, 2010, 2014 e 2018).



Voto sim, fake news não!

Para contribuir com a soberania da decisão do eleitorado e combater as fake news, o TRE-PR mantém o serviço gratuito Gralha Confere. É possível enviar boatos e notícias suspeitas sobre as eleições pelo WhatsApp (41) 3330-8500 ou por mensagem.

O serviço permite acrescentar imagens, vídeos, links ou outros conteúdos relacionados a boato, ilícito ou desinformação. No entanto, não são apuradas informações sobre candidatas e candidatos, partidos, coligações e federações.

Acesse a Central de Combate à Desinformação do TRE-PR.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.