O aplicativo e-Título pode ser usado para votar pelos eleitores com biometria cadastrada. Mas o download do app deve ser feito até sábado, véspera da eleição – não será possível baixá-lo no dia do pleito.
LEIA TAMBÉM: Campanha estimula eleitor a refletir sobre pautas socioambientais nas eleições em Foz
Também é necessário atualizar o e-Título antes do dia da votação. Além de permitir votar sem a necessidade do título impresso, a ferramenta possibilita:
- consultar o local de votação e o número da seção;
- justificar o voto;
- acessar e emitir guias para o pagamento de multas; e
- autenticar documentos da Justiça Eleitoral.
Gratuito, o e-Título está disponível para dispositivos Android e iOS. Caso seja a primeira vez do usuário acessando o app, será necessário responder a perguntas de segurança e criar uma senha, que deverá conter mais de oito caracteres, entre números e letras.
Justificar o voto
Na página inicial do app, eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral precisará acessar “Mais opções” e selecionar “Justificativa de ausência” para fazer o pedido. “No dia da eleição, não é necessário anexar documentos que comprovem o motivo da ausência”, informa o Tribunal Regional Eleitoral.
Se a justificativa não for realizada no dia da eleição, será possível fazê-la até o dia 5 de dezembro, referente ao primeiro turno. O procedimento poderá ser on-line, pelo Sistema Justifica ou pelo app e-Título, ou presencial, em cartório eleitoral. Em todas as opções, deverá ser enviada a documentação que comprove o motivo da ausência.
Comentários estão fechados.