Veja como foi o debate entre os candidatos a prefeito de Foz do Iguaçu

Programa teve a participação dos sete postulantes; temas como saúde, transporte coletivo e geração de empregos marcaram a pauta.

Os sete candidatos ao cargo de prefeito de Foz do Iguaçu participaram, na noite dessa terça-feira (27), no Foz Plaza Hotel, do debate promovido pela NT TV, tendo como parceiros o jornal GDIA, Rádio Clube FM 100.9, JNT News, NS Portal e Canal SSC.

Leia também:
Cobertura do H2FOZ nas eleições 2024 – acesse todas as notícias

O H2FOZ retransmitiu o programa na rede social Facebook (clique aqui para assistir na íntegra). Estiveram presentes os seguintes candidatos:

Airton José (PSB)
General Joaquim Silva e Luna (PL)
Jurandir de Moura – Latinha (Rede)
Paulo Mac Donald Ghisi (Progressistas)
Samis da Silva (PSDB)
Sergio Caimi (PMB)
Zé Elias (União Brasil)

As mais de três horas de discussão foram divididas em quatro blocos, com o primeiro reservado às apresentações e aos desafios de gestão, o segundo e o terceiro para perguntas diretas entre os concorrentes, e o quarto bloco para as considerações finais.

Nos blocos 2 e 3, candidatos puderam fazer perguntas diretas aos oponentes. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ
Nos blocos 2 e 3, candidatos puderam fazer perguntas diretas aos oponentes. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ

As regras do debate foram definidas previamente com as assessorias dos candidatos. Os pedidos de direito de resposta tiveram a análise de uma equipe da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Foz do Iguaçu.

A plateia do evento foi composta por representantes das campanhas, assessores dos candidatos, convidados e profissionais da imprensa local.

Temas principais

As discussões centrais do debate giraram em torno de temas como a redução dos custos da máquina pública em Foz do Iguaçu, resolução dos problemas da saúde pública no município, geração de empregos e readequação do transporte coletivo.

Plateia foi composta por integrantes das campanhas, convidados e profissionais de imprensa. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ
Plateia foi composta por integrantes das campanhas, convidados e profissionais de imprensa. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ

Os embates mais quentes foram protagonizados pelos ex-prefeitos Samis da Silva (2001–2004) e Paulo Mac Donald (2005–2012), que divergiram sobre aspectos como o contrato com a empresa de limpeza urbana na transição entre 2004 e 2005.

Na saúde, foram abordadas questões como a redução das filas para cirurgias eletivas no município, o modelo de gestão do Hospital Municipal Padre Germano Lauck (em processo de federalização) e a ampliação dos atendimentos nas unidades básicas.

Considerações finais

Cada candidato teve três minutos para fazer suas considerações finais aos eleitores. Samis da Silva disse que, 24 anos depois de sua vitória no pleito de 2000, volta com experiência e motivação para novas realizações.

Paulo Mac Donald Ghisi enfatizou que “o importante é gestão” e anunciou que priorizará, nos meses iniciais, ações na área da saúde. Jurandir de Moura afirmou estar preparado e pediu o apoio da população da periferia.

Zé Elias apontou que acredita na transformação da gestão e que terá, ao lado de seu vice, atuação ativa como prefeito. General Silva e Luna agradeceu aos apoiadores e enfatizou sua experiência como militar e ocupante de cargos de alta hierarquia.

Airton José reforçou seu conhecimento sobre a cidade e frisou que governará em diálogo constante com a população. Sergio Caimi propôs pensar na Foz do Iguaçu do futuro, com o desenho de ações que vão além do mandato de quatro anos.

Para ver como foi o debate, na íntegra, clique aqui.

Voto sim, fake news não!

Para contribuir com a soberania da decisão do eleitorado, combatendo as fake news, o TRE-PR mantém o serviço gratuito Gralha Confere. É possível enviar boatos e notícias suspeitas sobre as eleições pelo WhatsApp (41) 3330-8500 ou por mensagem.

O serviço permite acrescentar imagens, vídeos, links ou outros conteúdos relacionados a boato, ilícito ou desinformação. Não são apuradas informações sobre candidatas e candidatos, partidos, coligações e federações.

Acesse a Central de Combate à Desinformação do TRE-PR.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.