Candidaturas de jovens caem 67% em Foz do Iguaçu

Entre os concorrentes às vagas de vereador, apenas dez têm menos de 29 anos. Saiba também onde nasceram os concorrentes.

Apoie! Siga-nos no Google News

Somente dez dos 238 candidatos a vereador em Foz do Iguaçu têm até 29 anos de idade. A menor faixa etária do pleito representa 4,2% do total de concorrentes, uma queda de 67,7% em comparação com 2020, ano das últimas eleições municipais. Quatro anos atrás, 31 candidatos faziam parte desse grupo.

Os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – que levam em consideração a idade que o candidato completará em 2024 – mostram Adleen Vidal, do Agir, como o concorrente mais jovem. Ele completou 26 anos em fevereiro. Para se ter uma ideia, em 2020, 16 candidatos tinham idade inferior à de Adleen. O mais novo era Felipe Pilger Eidt (PSL), de 19 anos.

Leia também:
Confira a cobertura do H2FOZ nas eleições municipais em Foz do Iguaçu

Entre os dez candidatos que nasceram após 1995 está Yasmin Hachem (PV), que em 2020 foi a mulher mais jovem eleita vereadora de Foz. Na época, ela tinha 24 anos; hoje, tem 28.

Na outra ponta da pirâmide etária também houve mudanças significativas
em quatro anos. Em 2020, quando o candidato mais velho foi Tertuliano Pereira
da Silva, do Republicanos, com 78 anos, quatro candidatos tinham mais de 70
anos. Neste ano serão dez, um aumento de 150%. O mais experiente registrado
para as urnas é Beto Koelbel (Mobiliza), que completou 81 anos em janeiro.

Onde nasceram?

Dos 238 candidatos a vereador em Foz, 98 nasceram na própria cidade. A maioria (180) é do Paraná, mas há representantes de outros 14 estados brasileiros. Entre os candidatos, também há uma paraguaia (Amélia Fernandes, do PDT) e uma portuguesa com igualdade de direitos (Prof. Alcina, do Cidadania).

Voto sim, fake news não!

Para contribuir com a soberania da decisão do eleitorado e combater as fake news, o TRE-PR mantém o serviço gratuito Gralha Confere. É possível enviar boatos e notícias suspeitas sobre as eleições pelo WhatsApp (41) 3330-8500 ou por mensagem.

O serviço permite acrescentar imagens, vídeos, links ou outros conteúdos relacionados a boato, ilícito ou desinformação. No entanto, não são apuradas informações sobre candidatas e candidatos, partidos, coligações e federações.

Acesse a Central de Combate à Desinformação do TRE-PR.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.