A corrida começou com mais de duas dezenas de pretendentes, caiu para 13 no início das convenções e terminou com sete candidatos a prefeito de Foz do Iguaçu aprovados nos encontros partidários. O prazo começa a contar agora para os registros formais dos nomes, até 15 de agosto.
As últimas decisões tornadas públicas foram as escolhas dos concorrentes a vice-prefeito na chapa de Paulo Mac Donald Ghisi e Airton José, que dependiam de costuras partidárias e políticas. O primeiro a aprovar a candidatura foi Zé Elias, já em julho.
O DC foi o partido que encerrou a agenda de convenções das agremiações em Foz do Iguaçu. O Democracia Cristã, que previa Túlio Bandeira na disputa majoritária, emitiu nota afirmando que não lançará candidatos ao Executivo e Legislativo, e classificou o processo como “jogo politiqueiro”.
Os nomes que competem a prefeito de Foz do Iguaçu advogam representar diferentes espectros ideológicos. Sem candidata ao cargo principal do Palácio das Cataratas, duas mulheres concorrem à função de vice-prefeita.
Os prefeituráveis saem coligados ou em federações partidárias. E três candidaturas são chapa pura, em que os candidatos a prefeito e a vice são do mesmo partido, não havendo alianças formais entre agremiações no pleito.
O eleitorado iguaçuense, que soma 204 mil, irá às urnas em 6 de outubro e, se necessário, haverá o segundo turno no dia 27 do mesmo mês. Para vencer na primeira votação, o candidato deverá atingir 50% dos votos válidos – sem brancos e nulos – mais um.
- Candidatos à Prefeitura de Foz do Iguaçu nas Eleições 2024:
Prefeito: Paulo Mac Donald Ghisi (PP)
Vice: Thiago Kodama (Mobiliza)
Prefeito: Silva e Luna (PL)
Vice: Ricardo Nascimento (PSD)
Prefeito: Sâmis da Silva (PSDB)
Vice: Fernando Maraninchi (MDB)
Prefeito: Airton José (PSB)
Vice: Deoclécio Duarte (Avante)
Prefeito: Zé Elias (União Brasil)
Vice: Leandro Costa (União Brasil)
Prefeito: Sérgio Caimi (PMB)
Vice: Juçara Andrade (PMB)
Prefeito: Latinha (Rede)
Vice: Cleomara Silveira (Rede)
*H2FOZ divulgará composições partidárias e com federações após registros das candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral.
Voto sim, fake news não!
Para contribuir com a soberania da decisão do eleitorado, combatendo as fake news, o TRE-PR mantém o serviço gratuito Gralha Confere. É possível enviar boatos e notícias suspeitas sobre as eleições pelo WhatsApp (41) 3330-8500 ou por mensagem.
O serviço permite acrescentar imagens, vídeos, links ou outros conteúdos relacionados a boato, ilícito ou desinformação. Não são apuradas informações sobre candidatas e candidatos, partidos, coligações e federações.
Comentários estão fechados.