Campanha estimula eleitor a refletir sobre pautas socioambientais nas eleições em Foz

Iniciativas apartidárias recomendam buscar candidatos a prefeito e a vereador comprometidos com demandas que unam causa ambiental e social.

Apoie! Siga-nos no Google News


Qual é a cidade que você quer? Com essa pergunta, campanha apartidária do Coletivo Ambiental de Foz do Iguaçu (CAFI) convoca a população a refletir sobre as pautas socioambientais e buscar candidatos a prefeito e a vereador comprometidos com essas demandas.

“É uma questão de sobrevivência”, adverte o movimento. A ação está nos meios digitais, veiculando diversos materiais gráficos impactantes, que expõem árvores que foram cortadas na cidade e plantio realizado pelo poder público de forma inadequada, sob a fiação elétrica, por exemplo.

Um dos conteúdos mostra uma planta que foi cortada e ficou no toco, ao lado da Câmara de Vereadores, no centro. Em outra arte, a campanha recomenda que o eleitor analise as propostas e planos de governos dos candidatos, sugerindo a escolha, entre outros critérios, por quem dispõe de um bom plano de arborização para Foz do Iguaçu.

Dez perguntas

Em outra frente, o Grupo de Pesquisa TIPPA – Territórios Interioranos Paisagens e Povos na América Latina (UNILA), em parceria com outras entidades, elaborou dez questionamentos aos candidatos a prefeito e vice de Foz do Iguaçu nas Eleições 2024. São resultado de observações, preocupações, pesquisas, fóruns e extensão universitária. A intenção é fomentar o debate, divulgando o conteúdo na comunidade e requerendo respostas públicas dos concorrentes.

Já na abertura das questões, contextualiza a emergência climática global, que afeta cidades e países, e pergunta o que os candidatos pretendem fazer para mudar o padrão de urbanização de Foz do Iguaçu. E completa questionando quais são as medidas efetivas do plano de governo de adaptação às mudanças climáticas e de ação em contexto de desastre ambiental.

O documento ainda traz perguntas sobre sistema de gestão dos parques municipais e ampliação de áreas verdes, apoio à agricultura familiar e produção orgânica, ações para a segurança alimentar da população e fomento da agroecologia. E pede como os agentes políticos pretendem desenvolver habitação de interesse social em Foz do Iguaçu.

Acesse o documento:

Conteúdos veiculados pela campanha do CAFI:

LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.