De olho na campanha de reeleição e em alianças com candidatos que pretendem disputar a prefeitura, vereadores de Foz do Iguaçu aproveitaram a janela partidária para mudar de partido. Com efeito, há um novo quadro das bancadas na Câmara.
LEIA TAMBÉM: Janela partidária conserva ‘bancada do amém’ na Câmara de Foz
O prazo para as mudanças de legendas é autorizado pela legislação e venceu nessa sexta-feira, 5. Doze parlamentares iguaçuenses decidiram deixar os partidos pelos quais foram eleitos, filiando-se em outras legendas; só três se mantiveram nas mesmas agremiações. Três permaneceram em suas agremiações: Adnan El Sayed, Alex Meyer e João Morales.
Partido do prefeito Chico Brasileiro e do governador Ratinho Junior, o PSD perdeu duas cadeiras, caindo para três representações; o PL foi a três vereadores; e o PSDB e o Partido Verde, que não dispunham de parlamentares eleitos, agora têm três e um assentos legislativos, respectivamente.
As mudanças no período de janela partidária não alteram a correlação de forças no Legislativo entre oposição e situação. O prefeito Chico Brasileiro seguirá mantendo ampla base de apoio em votações e debates importantes, a exemplo da recente rejeição, pela maioria, de um pedido de apuração sobre possíveis irregularidades que recairiam contra o gestor municipal.
Os dias que antecederam o prazo final de mudança partidária foram de conversações e negociações intensas, até o último momento. A nova composição das bancadas foi apurada com vereadores e assessores, sendo que o sistema da Justiça Eleitoral ainda deverá ser atualizado, assim como as informações na Câmara Municipal.
Nova composição das bancadas de vereadores:
- PSD
Rogério Quadros
Protetora Carol
Adnan El Sayed
- PL
Cabo Cassol
Galhardo
Marcio Rosa
- PSDB
Jairo Cardoso
Dr. Freitas
Edvaldo Alcântara
- PP
Anice Gazzaoui
Alex Meyer
União Brasil
João Morales
- PDT
Kalito Stoeckl
- Podemos
Ney Patrício
- Partido Verde
Yasmin Hachen
Comentários estão fechados.