A vitória eleitoral de Lula (PT) para comandar o Brasil pelos próximos quatro anos foi imediatamente reconhecida pelos presidentes dos países da fronteira, que enviaram mensagens de felicitações. O primeiro a se manifestar foi o argentino Alberto Fernández, tão logo o triunfo nas urnas foi confirmado.
Leia também:
Bolsonaro vence segundo turno no Paraguai; na Argentina, deu Lula
“Felicitações, Lula! Sua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e de futuro, que começa hoje mesmo. Aqui você tem um companheiro para trabalhar e sonhar alto pelo bem-estar dos nossos povos”, escreveu Fernández. “Depois de tantas injustiças que você viveu, o povo do Brasil lhe elegeu e a democracia triunfou. A América Latina sonha.”
Atual vice-presidente, Cristina Kirchner, que presidiu a Argentina durante parte do segundo mandato de Lula, usou o Twitter para desejar “hoje, mais que nunca, amor e muita felicidade. Obrigado, povo do Brasil. Obrigado, companheiro Lula, por devolver a alegria e a esperança à nossa América do Sul.”
Aliado de Jair Bolsonaro, o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, parabenizou Lula e o povo brasileiro. “Nossas felicitações ao Lula como novo presidente eleito do Brasil, e ao povo irmão brasileiro por essa jornada eleitoral. Esperamos continuar trabalhando juntos pela prosperidade dos nossos povos”, manifestou.
Presidente do Paraguai entre 2003 e 2008, Nicanor Duarte Frutos usou as redes sociais para expressar satisfação. “Com grande emoção, celebro a vitória do Lula, um amigo do Paraguai, lutador incansável que nunca se rendeu. Que a sua vitória aprofunde as relações fraternas entre os nossos povos e contribua para a necessária unidade da nossa América do Sul.
Em processo de recuperação após ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) em agosto, o ex-presidente Fernando Lugo (2008-2012) apenas compartilhou postagem da Frente Guasu, coligação da esquerda paraguaia, felicitando Lula pela vitória.
Comentários estão fechados.