Polícia prende eleitor por boca de urna em Foz do Iguaçu

Situação foi registrada por volta das 8h, nos arredores do Colégio Estadual Tancredo Neves.

Um eleitor foi preso pela Polícia Federal (PF), na manhã deste domingo (2), sob acusação de crime eleitoral nas imediações do Colégio Estadual Tancredo Neves, região leste de Foz do Iguaçu. Em uma moto com placa paraguaia, o homem transportava materiais de campanha para distribuição aos eleitores, prática proibida pela legislação.

Leia também:
Filas nos colégios de Foz do Iguaçu continuam no início da tarde
Justiça Eleitoral substitui urnas com problemas em Foz do Iguaçu

Os “santinhos” e adesivos eram de um candidato a deputado federal. A moto do eleitor estava adesivada, também, com o número de uma candidata a deputada estadual. Indivíduo, panfletos e moto foram encaminhados à delegacia da PF na Terra das Cataratas.

Moto com os materiais de campanha estava estacionada nas proximidades do Colégio Estadual Tancredo Neves. Imagem: Marcos Labanca/H2FOZ
Polícia Federal foi chamada a intervir na ação. Imagem: Marcos Labanca/H2FOZ
Materiais apreendidos na moto. Imagem: Marcos Labanca/H2FOZ
Homem foi conduzido à delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu. Imagem: Marcos Labanca/H2FOZ

Boca de urna

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), “é chamada de boca de urna a propaganda realizada por cabos eleitorais e demais ativistas no dia da eleição com o intuito de promover e pedir votos para determinado candidato, candidata ou partido político”. A prática está sujeita à pena de detenção, que pode variar de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade e multa no valor de até R$ 15.961,50.

Além da boca de urna, é proibido, até o término do horário de votação, qualquer ato que caracterize manifestação coletiva, com ou sem a utilização de veículos. A lista de proibições também engloba aglomerações de pessoas utilizando roupas padronizadas, o uso de alto-falantes e amplificadores de som, promoção de comício ou carreata.

A manifestação individual e silenciosa da eleitora ou do eleitor é permitida e pode ser feita por meio da utilização de bandeiras, broches, dísticos e adesivos. “Contudo, é importante evitar aglomerações, pois elas estão vetadas até o final do horário de votação, que vai das 8h às 17h”, orienta o TSE, em material que pode ser lido na íntegra clicando aqui. Denúncias de irregularidades podem ser feitas a qualquer corporação policial.

Cobertura ao vivo da apuração

H2FOZ e Rádio Clube estarão ao vivo com a transmissão da apuração dos votos em Foz do Iguaçu, entrevistas com os vencedores e análise dos resultados.

Em tempo real na internet: https://www.h2foz.com.br/
Ao vivo no Facebook, com vídeo: https://www.facebook.com/h2foz e https://www.facebook.com/portalradioclube
Ao vivo no rádio: 100.9 em Foz do Iguaçu e região fronteiriça
Site da Rádio Clube: https://www.portalradioclube.com.br/

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.