O que o eleitor deve saber para votar no 2.º turno entre Lula e Bolsonaro

Foz do Iguaçu terá ônibus de graça a cada meia hora em quatro regiões; previsão é de votação rápida.

A Justiça Eleitoral aposta em uma votação rápida nas urnas, neste domingo, 30, no segundo turno da eleição presidencial que opõe Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Isso porque será apenas um voto na maior parte dos estados em que não há disputa de governador.

Além disso, os mesários receberam novo treinamento e já contam com a expertise do primeiro turno, rodada em que foram registradas demoras e filas para votação. Em Foz do Iguaçu, 196 mil iguaçuenses estão habilitados para o voto.

Quem não compareceu no primeiro turno pode votar normalmente neste domingo, desde que esteja com a situação em dia junto à Justiça Eleitoral. Aquele que não foi às urnas deve fazer a justificativa em até 60 dias contados da data do escrutínio anterior.

Principais informações e orientações para a votação neste domingo, 30:

Ônibus gratuito

O transporte coletivo será gratuito em Foz do Iguaçu para todos os passageiros e linhas. O Instituto de Transportes e Trânsito (Foztrans) reforçou os itinerários de ônibus das regiões Norte, Nordeste, Sul e Leste, que irão operar de 30 em 30 minutos.

Documentos e e-Título

O eleitor deve ter em mãos, para votar, um documento pessoal oficial com foto, como carteira de identidade ou de trabalho, passaporte ou habilitação. É recomendável levar o título físico ou o e-Título.

O e-Título pode ser baixado ou atualizado (para inserção de fotografia) até este sábado, 29, véspera da votação. A versão digital do título é gratuita, acessível aqui.

Evite aglomerações

A recomendação da Justiça Eleitoral é para que o eleitor vote e volte para a sua residência, evitando aglomerações que possam ser entendidas como ato de influência sobre os demais eleitores.

Identificação do candidato

Ao votar, é permitido o uso de camisetas, adesivos, botons, bonés e bandeiras que identifiquem o candidato da escolha. Não é permitido compartilhar nenhum material.

Denúncias

O aplicativo Pardal é o principal instrumento de denúncias de crimes eleitorais, como compra de voto, boca de urna e transporte irregular de passageiros. Nele, além da informação, é possível juntar imagens, vídeos e outros documentos.

Para situação de flagrante, é recomendável o acionamento da Polícia Militar: 190.

Segurança

Policiais das forças federal, estadual e municipal irão percorrer os principais pontos relacionados ao pleito, como locais de votação e Cartório Eleitoral. O objetivo é dar segurança a servidores da Justiça Eleitoral e eleitores, além de coibir crimes eleitorais. Em todo o Paraná, serão 7,5 mil agentes nas ruas.

Disque Eleitor

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TER-PR) oferece o Dique Eleitoral, canal gratuito para informações ao cidadão, das 7h às 17h, pelo 0800-6408400. O WhtasApp é: (41) 3330-8500.

LEIA TAMBÉM:
Domingo de 2.º turno das eleições será chuvoso em Foz do Iguaçu e região
Relembre o resultado do 2.º turno nas eleições anteriores em Foz do Iguaçu
Com ônibus de graça para votar em Foz, confira a tabela de horários para domingo
Segundo turno terá 7,5 mil policiais nas ruas para segurança dos votantes e contra crimes eleitorais

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.