Juiz eleitoral vê votação tranquila no 2.º turno em Foz do Iguaçu

Em giro pelos colégios da cidade, Ariel Nicolai Cesa Dias, da 147.ª Zona Eleitoral, destacou o exercício da cidadania.

Apoie! Siga-nos no Google News

As primeiras horas de votação estão transcorrendo de forma tranquila no segundo turno da disputa presidencial em Foz do Iguaçu. Essa é a avaliação do juiz Ariel Nicolai Cesa Dias, da 147.ª Zona Eleitoral, que está fazendo um giro pelos locais de votação na cidade e dialogou com o H2FOZ no Colégio Estadual Arnaldo Busatto, em Três Lagoas.

Juiz Ariel Nicolai Cesa Dias (à direita) e equipe da Justiça Eleitoral. Imagem: Alexandre Palmar/H2FOZ

Segundo o magistrado, nenhuma ocorrência de infração ou prisão foi reportada até as 10h. Apesar do mau tempo, todas as seções abriram às 8h, sem registro de situações verificadas em outros municípios, como falta de energia. O processo está ocorrendo de forma rápida, com o eleitor permanecendo poucos segundos na cabine de votação.

Leia também:
Mesmo com chuva, eleitores vão cedo às urnas em Foz do Iguaçu

Ariel Nicolai Cesa Dias convocou a população para participar do segundo turno, destacando a importância do voto para definir o futuro do país. As seções permanecerão abertas até as 17h, com os eleitores que entrarem nos colégios até esse horário recebendo senhas para que possam garantir sua presença nas urnas.

Movimento tranquilo em seção no Morumbi, Região Leste de Foz do Iguaçu. Imagem: Paulo Bogler/H2FOZ

Nas principais regiões da cidade, linhas especiais de ônibus estão circulando para conectar os locais de votação (clique aqui para saber mais). Todo o sistema de transporte coletivo de Foz do Iguaçu estará com passagem gratuita até as 18h deste domingo (30), como forma de facilitar os deslocamentos do eleitor.

Quatro linhas especiais foram disponibilizadas neste domingo para conectar os locais de votação. Imagem: Paulo Bogler/H2FOZ

Acessibilidade

Em alguns locais, contudo, cidadãos tiveram dificuldades de acesso às seções, em razão de problemas estruturais nos prédios públicos. No próprio Colégio Estadual Arnaldo Busatto, por exemplo, a equipe do H2FOZ registrou o momento em que um eleitor em cadeira de rodas precisou ser carregado para a transposição de uma escada.

Equipe da Justiça Eleitoral auxilia eleitor no Colégio Arnaldo Busatto. Imagem: Alexandre Palmar/H2FOZ

Já no Colégio Anglo-Americano, uma leitora do H2FOZ relatou ter sido vítima de discriminação por parte de um fiscal, que ironizou as pessoas que aguardavam para votar em uma seção com acessibilidade, dizendo que “aqui só entra e sai mancando”. A leitora informou que procurou o Cartório Eleitoral para formalizar a queixa.

Movimento na Escola Municipal João XXIII, região do Morumbi. Imagem: Paulo Bogler/H2FOZ
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.