Conheça o perfil por idade, gênero e escolaridade.
No dia 2 de outubro, 196.153 eleitores de Foz do Iguaçu estarão aptos a votar para os cargos de presidente, senador, deputado federal e deputado estadual. O número é o maior ao menos desde 2008, quando iniciou a série histórica divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). São quase 13 mil eleitores, ou 7%, a mais do que em 2020.
Somente neste ano, entre janeiro e 4 de maio, 8.191 títulos foram emitidos ou regularizados. Com o aumento, a tendência é que, para as eleições de 2024, a cidade alcance os 200 mil eleitores aptos e tenha a possibilidade de ter segundo turno no pleito para prefeito, juntando-se a outros grandes municípios paranaenses. Para chegar ao “número mágico” será necessária a adição de pouco mais de quatro mil votantes.
Do total de eleitores em Foz, 106.191 são mulheres; e 89.962, homens – uma diferença expressiva de mais de 16 mil pessoas.
De olho na democracia, 2.588 jovens entre 16 e 17 anos terão a oportunidade de votar pela primeira vez neste ano. A faixa etária com o maior número de eleitores é a entre 45 e 59 anos. Confira a pirâmide etária:
Em relação à escolaridade, os números mostram avanço, com a diminuição dos graus mais baixos de instrução (analfabetos ou pessoas que apenas leem e escrevem) e o crescimento entre aqueles com ensino médio e superior.
[…] O primeiro turno das Eleições 2022 será em 2 de outubro. O(a) eleitor(a) escolherá presidente, governador, senador e representantes na Assembleia Legislativa do Paraná e na Câmara dos Deputados. Os dados de perfil sobre os 196 mil iguaçuenses aptos a votar podem ser conferidos clicando aqui. […]
[…] TAMBÉM:Foz ganha 8 mil eleitores só neste ano e chega a quase 200 mil votantesInício das convenções partidárias acelera a corrida pelo votoTRE-PR irá combater […]