Foz do Iguaçu está entre as cidades que terão transporte público gratuito neste domingo, 30, para o eleitor cravar nas urnas a sua escolha para presidente da República. O serviço poderá ser utilizado por qualquer pessoa, no horário das 7h às 18h, em todas as linhas disponíveis.
O passe livre foi autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em decisão que visa a reduzir a abstenção e colaborar para garantir o direito ao voto, principalmente entre os eleitores mais pobres. É um incentivo para o cidadão exercer seu direito e dever de votar.
A prefeitura informou que os ônibus em circulação irão seguir a tabela dos sábados, com mais veículos do que nos dias habituais. Para programar-se para o domingo, o eleitor iguaçuense pode conferir a tabela e horário aqui.
A Viação Santa Clara, operadora do serviço em Foz do Iguaçu, recomenda que seja baixado o aplicativo CliveBus, disponível na Apple Store ou Google Play. “Para saber os horários das linhas e acompanhar a frota circulante em tempo real”, informa a assessoria.
ATUALIZAÇÃO – COMUNICADO DO FOZTRANS
O Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu – Foztrans informa que no domingo (30), data do segundo turno das eleições, haverá reforço nas linhas de ônibus das regiões Norte, Nordeste, Sul e Leste de Foz do Iguaçu, que irão operar de 30 em 30 minutos.
Lembrando que neste domingo (30), conforme decreto assinado pelo prefeito Chico Brasileiro, o transporte coletivo será gratuito das 7h às 18h, com a finalidade de facilitar o deslocamento e garantir o direito de todos ao exercício da cidadania.
Além da gratuidade, os ônibus estarão operando com a tabela de horários de sábado, com um número de veículos maior do que o habitual. Os horários das linhas podem ser consultados pelo link: https://foztrans.pmfi.pr.gov.br/publicacao-468.
Saiba quais locais as linhas especiais irão percorrer neste domingo:
Região Norte: Escola Jorge Amado, Colégio Ipê Roxo, Colégio Paulo Freire, Escola Padre Luigi Salvucci, Colégio Flávio Warken, Escola Arnaldo Isidoro de Lima, Escola Monteiro Lobato e Unioeste.
Região Nordeste: Colégio Arnaldo Busatto, Colégio Sol de Maio, Colégio Olavo Bilac, Escola Três Bandeiras e Colégio Cataratas.
Região Leste: Colégio CAIC, Escola Alternativa, Colégio Dom Pedro II, EMEF João XXIII, Escola Emílio de Menezes, Colégio Tancredo Neves, Colégio Carlos Drummond, Escola Vinícius de Moraes e Colégio Almiro Sartori.
Região Sul: Colégio JK, Escola Acácio Pedroso, Colégio Três Fronteiras e CAIC Porto Meira.
Os pontos onde as linhas especiais de ônibus irão passar excepcionalmente neste domingo podem ser conferidos no link: https://www.google.com/maps/d/u/1/edit?mid=1WXTXFRBeqDdhRL9aloYKNTY8xdZUKos&usp=sharing.
Mais eleitores, mais democracia
Assim como as campanhas de Lula (PT) e Bolsonaro (PL), que disputam o segundo turno da eleição presidencial, a Justiça Eleitoral também reforça a importância da participação. Quem não vota abre mão de escolher, o que é feito pelos demais eleitores.
A mensagem é simples e direta: mais eleitores comparecendo às urnas significa mais democracia. O apelo vale para jovens e pessoas com mais de 70 anos, que não são obrigados a votar, mas são convidados para integrar a mobilização democrática.
Neste ano, houve aumento exponencial de adolescentes de 16 e 17 anos fazendo o título. Esse interesse pela cidadania correspondeu à participação nas urnas, com registro de comparecimento de 80% desses eleitores no primeiro turno.
A Justiça Eleitoral também encoraja o cidadão para que não se intimide e denuncie eventuais casos de assédio eleitoral (canal de denúncia). “Não podemos permitir que os eleitores sejam assediados, sejam coagidos, sejam ameaçados”, disse o presidente do TSE, Alexandre de Moraes.
Comentários estão fechados.