Vagas em centros municipais de educação infantil (CMEIs) devem ser solicitadas de forma on-line em Foz do Iguaçu, conforme a prefeitura. Pais e mães de crianças entre 6 meses e 3 anos devem efetuar o pedido até 1.º de dezembro.
O cadastro digital é acessado em: https://sistemas.pmfi.pr.gov.br/RP/FilaCMEI/solicitarvaganovo/inicio. Nele, é preciso informar:
- dados pessoais, incluindo CPF;
- endereço e data de nascimento da criança; e
- unidade de ensino desejada.
“Caso já tenha sido feito o cadastro, no mesmo endereço eletrônico é possível consultar a posição de vaga, atualizar dados para contato e trocar o CMEI escolhido”, cita a administração. A gestão reforça a importância dos dados atualizados para contato.
Famílias sem acesso à internet podem ir até a Secretaria Municipal da Educação, na Avenida Juscelino Kubitschek, 3.287, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Dúvidas sobre o cadastramento para vagas nos CMEIs podem ser resolvidas em: (45) 3308-2031.
Em outubro, reportagem do H2FOZ mostrou que a fila na educação infantil era de 1.650 vagas para crianças de até 3 anos, de acordo com números da prefeitura. Há dois anos, o prefeito Chico Brasileiro (PSD) teve de assinar termo de ajustamento de conduta (TAC) com a promotoria, para garantir o atendimento de todas as crianças até 5 anos de idade.
Números da prefeitura
A gestão municipal afirma que 45 CMEIs e quatro instituições conveniadas ampliaram a oferta de vagas de 7,5 mil para mais de 11 mil alunos. E contabiliza que foram construídas 13 unidades.
Idade e ingresso
O ingresso na educação infantil em Foz do Iguaçu, por faixa etária, é o seguinte:
- infantil: crianças de 6 meses completos ou a completar até 31 de março de 2025;
- infantil I: crianças de 1 ano;
- infantil II: crianças de 2 anos; e
- infantil III: inclui crianças de 3 anos.
(Com informações da Agência Municipal de Notícias)