Equipamentos auxiliarão a fomentar um polo de conhecimento e inovação na área aeronáutica na fronteira.
O campus iguaçuense da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebeu a doação de duas aeronaves de asa fixa, do modelo Ximango AMT 200S. A destinação é para o ensino, pesquisa e extensão na universidade, especialmente na área aeronáutica.
“As aeronaves poderão ser utilizadas para estudos, pesquisas, exposições científicas, ensaios em ambientes controlados e laboratórios”, informou a assessoria da Unioeste/Foz. Serão possíveis produções acadêmicas em áreas do saber que vão do combate a incêndios ao monitoramento de fronteiras.
Diretor do Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE), o professor doutor Romeu Reginatto reforçou que os equipamentos auxiliarão no desenvolvimento de mais pesquisas no segmento aeronáutico. Segundo ele, essa é uma área relevante devido à região ser de fronteira.
“O grande objetivo é que essas aeronaves fomentem um polo de conhecimento, pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de aeronáutica”, destacou. Esse campo é “importante para desenvolvimento científico do Brasil e em especial na região de fronteira, onde pesquisas nessa área são ainda mais relevantes”, completou o docente.
Doação e logística
Doadas pela Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (SEAP), as aeronaves foram entregues no campus na tarde dessa terça-feira, 2. Elas foram desmontadas e transportadas de Curitiba para Foz do Iguaçu.
O processo de transferência foi conduzido pelo Departamento de Gestão do Transporte Oficial (Deto). As fases de remoção, desmontagem e transporte entre as cidades de Curitiba e Foz do Iguaçu contaram com apoio do Cindacta, Exército e Defesa Civil.
No município, essa logística teve a participação de soldados do Exército para o desembarque das aeronaves no campus da Unioeste/Foz.
(Com informações da Unioeste/Foz)
Comentários estão fechados.