Unioeste Foz avança nos trâmites para abrir curso de Psicologia

Perspectiva é a de que o primeiro vestibular ocorra ainda neste ano; curso será viabilizado com o aproveitamento de vagas ociosas

O campus da Unioeste de Foz do Iguaçu deve anunciar em breve o vestibular para graduação em Psicologia. Em fase adiantada, o projeto para abertura do curso tramita em instâncias internas da universidade, e a expectativa é a de que seja autorizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) ainda neste semestre.

Serão abertas 30 vagas no período matutino. O curso será o primeiro público gratuito na área de psicologia em Foz do Iguaçu e região.

Universidade é referência em ensino superior público e gratuito – foto: Divulgação/Unioeste-Foz

Diretor do campus da Unioeste em Foz do Iguaçu, Sérgio Fabriz informa que o projeto pedagógico já foi aprovado no Conselho do Campus. A próxima etapa é passar pelo Conselho Universitário e, na sequência, ser autorizado pela Seti.

Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!

A expectativa, segundo Fabriz, é a de realizar o primeiro vestibular em caráter especial em julho. Caso não seja possível, a prova será no final do ano, acompanhando o cronograma do vestibular geral da instituição.

Fabriz conta que o projeto do curso está aprovado desde 2016 na Unioeste, porém só agora está sendo possível operacionalizar a proposta.  

Vagas ociosas

A abertura do curso será viabilizada em razão da existência de vagas ociosas em outros cursos da Unioeste. As 30 vagas de Psicologia serão viabilizadas com 20 remanejadas do curso de Hotelaria e outras dez do curso de Enfermagem.

Ambos os cursos têm apresentado baixa procura nos vestibulares, com redução do número de alunos ingressantes.  

Unioeste abre vagas de agente universitário com salários de R$ 4,2 mil a R$ 7,6 mil
Campus da universidade pública em Foz do Iguaçu – foto: Marcos Labanca/H2FOZ

O trâmite segue a Lei Geral das Universidades, que possibilita o aproveitamento de vagas que não estejam sendo preenchidas, para abertura de novos cursos. “Ao invés de expandir vagas, estamos ocupando as já existentes”, frisa Fabriz.

O campus da Unioeste de Foz vem fazendo ajustes para preencher vagas em outros cursos. O de Matemática, que tinha pouca procura e com ingresso médio de oito a 12 alunos por turma, fechou neste ano com 38 estudantes, após o curso passar a ser oferecido no período noturno.

Outro projeto em tramitação no campus é para abertura do curso de Mecatrônica. Para viabilizar a oferta, devem ser aproveitadas vagas não ocupadas nos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica.

Instituição com ensino público gratuito, a Unioeste oferece 13 cursos de graduação em Foz do Iguaçu. A instituição também tem cinco mestrados e um programa de doutorado na cidade.

Recentemente, a Unioeste conquistou o conceito máximo na avaliação do Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC), com nota 5. O indicador avalia a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação das instituições de ensino superior.

Para isso, são consideradas infraestrutura, titulação dos docentes e produção acadêmica. A avaliação envolveu 2.048 instituições de ensino superior, das quais 66 conquistaram a nota máxima.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.