Professores indígenas da etnia guarani poderão inscrever-se gratuitamente, até 1.º de julho de 2024, para o curso de Licenciatura Intercultural Indígena – no território Yvy Mbyte, oferecido pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).
Leia também:
Itaipu e PTI recebem quase 600 projetos de extensão universitária
De acordo com a universidade, a duração prevista é de quatro anos, com início em agosto de 2024 e atividades no campus da Unila em Foz do Iguaçu e em terras indígenas da região (ou locais próximos a elas).
“Ao ingressarem no referido curso, os estudantes terão uma formação comum para a docência nos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com ênfase em duas grandes áreas do conhecimento: Ciências Humanas e Linguagens”, descreve a Unila.
“Após a conclusão desta etapa, estarão habilitados/as para atuarem na Educação Básica em escolas indígenas e não indígenas, em consonância com os objetivos e finalidade do Programa Nacional de Professores de Educação Básica (PARFOR)”, complementa a instituição.
O curso surgiu de uma proposta submetida pela Pró-Reitoria de Graduação para inclusão da Unila nas políticas de educação escolar indígena.
Serão ofertadas 30 vagas, sendo 16 ao povo guarani residente nas terras indígenas localizadas no Oeste do Paraná, sete aos residentes nas terras dos departamentos de Alto Paraná e Canindeyú (Paraguai) e sete na província de Misiones (Argentina).
A lista de requisitos para participação no curso está publicada no portal da Unila, no qual também está disponível o formulário de inscrição. O edital tem versões em português, espanhol e guarani (clique aqui para saber mais).
Comentários estão fechados.