Vagas são para jovens a partir de 15 anos e adultos, que podem estudar no centro ou em três regiões populares da cidade.
O Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) Orides Balotin Guerra está com inscrições abertas, até 25 de julho, para quem quer concluir os ensinos Fundamental e Médio. A novidade é que as aulas, além do centro, podem ser assistidas em colégios que ficam em três regiões populares de Foz do Iguaçu.
A formação é inteiramente gratuita. Na unidade central do CEEBJA, as aulas são nos turnos da manhã, tarde e noite, permitindo ao estudante escolher o melhor horário, inclusive podendo sair diretamente do trabalho para o curso. Nas extensões nos bairros, as atividades são no período noturno.
“Para as pessoas que não têm condições de frequentar aulas no centro, temos agora a oportunidade da Educação de Jovens e Adultos, a EJA, nos bairros”, convida o diretor do CEEBJA, Sidinei Melquiades. É necessário ter a partir de 15 anos para fazer o Ensino Fundamental, e 18 anos para concluir o Ensino Médio.
As aulas do CEEBJA Orides Balotin Guerra são nos seguintes locais:
- Centro: Rua Naipi, 237 (ao lado do Colégio Monsenhor Guilherme);
- Portal da Foz: Colégio Almiro Sartori;
- Parque Patriarca/região do Porto Meira: Colégio Estadual Gustavo Dobrandino da Silva; e
- Jardim Santa Rita/região de Três Lagoas: Colégio Santa Rita.
Idade não é limitação para estudar
Vice-diretora do CEEBJA Orides Balotin Guerra, Malgarete Acunha reforça que idade não é limite para estudar. A orientação é válida para o adolescente ou jovem que por algum motivo interrompeu os estudos na idade correspondente e para as pessoas de maior vivência de vida.
“Temos alunos com 70, 75 anos que retomaram as aulas, estão se sentindo bem, estão apreendendo”, relata a educadora. “Nunca é tarde para estudar. A idade é um parâmetro que não existe na educação. E a Educação de Jovens e Adultos proporciona essa retomada, esse resgate”, convoca Malgarete, a professora Malga.
Matrículas
Para fazer a matrícula, os interessados podem dirigir-se aos estabelecimentos de ensino ou optar pela forma on-line, em site institucional da educação, na área do aluno (acesse aqui), em que é possível inserir a documentação. Mas, importante: quem matricular-se pela internet precisa assinar o documento presencialmente na escola.
O candidato que não dispuser da documentação comprobatória do nível de estudo pode ir ao CEEBJA e solicitar para realizar a prova de classificação para apontar a aprendizagem. A partir dela, a direção irá posicionar o estudo em um dos níveis de ensino ofertados na modalidade da Educação de Jovens e Adultos.
Para os novos alunos, são necessários os seguintes documentos:
- comprovante de endereço, como conta de água, luz ou telefone;
- histórico escolar;
- certidão de nascimento ou de casamento;
- RG e CPF; e
- carteira de vacinação para quem é menor de idade.
Para mais informações, chame a equipe do CEEBJA pelo telefone/WhatsApp: (45) 3572-776.
Comentários estão fechados.