Cooperbalen é a cooperativa mirim criada em Foz do Iguaçu pela Escola Municipal Suzana Moraes Balen e o Sicoob Três Fronteiras. A diretoria foi eleita pelos alunos e já tomou posse.
A ferramenta pedagógica visa a planejar o futuro agindo para tornar o presente melhor. Pretende desenvolver competências, vontades e atitudes baseadas nos princípios cooperativistas.
A cooperativa mirim irá desenvolver projetos sociais, culturais e ambientais para gerar renda e promover a sustentabilidade. As trocas de conhecimento entretanto, já são realidade desde o primeiro passo.
Alunos, professores, direção da escola e equipe do Sicoob Três Fronteiras vêm trabalhando valores comuns para a comunidade e concepções de cidadania. A iniciativa fortalece a cidadania.
Sob o acompanhamento docente, alunos do 4.º e 5.º anos montaram duas chapas para a diretoria da Cooperbalen. Depois, disputaram o voto direto dos discentes.
“Com a cooperativa, podemos trabalhar diversos conteúdos da base curricular”, avaliou Jocelaine Oliveira, professora e coordenadora da Cooperbalen. “Aprendem oratória, defendem ideias e a importância de votar e ser votado, ou seja, a democracia na prática”, enfatizou.
As primeiras ações da cooperativa são com artesanato e artes manuais, a partir de materiais reaproveitados, e a horta da escola. “Os cooperados já estão trabalhando, movimentando a terra ao plantio de suculentas para um evento escolar em agosto”, contou a professora Jocelaine.
A escola é o polo e sede, com a cooperativa mirim atuando nos bairros Porto Belo e Jardim Califórnia. Pelo menos 85 alunos participam, resgatando uma iniciativa cooperativista anterior na escola.
Juntos para construir
Presidente da Cooperativa Mirim Cooperbalen, a aluna Samara Chaparro ressaltou o objetivo de trabalhar em equipe. Para ela, é uma oportunidade de representar e elevar o nome da escola por meio do projeto.
“Estou muito feliz em poder representar a cooperativa da nossa escola”, revelou. “Convido todos os colegas a nos unirmos para trabalharmos como uma grande equipe e fazer a Cooperbalen crescer”, reforçou a pequena cooperada e dirigente Samara.
Cooperar e coletivizar
Do Sicoob Três Fronteiras, Wilson Serrano destacou que a cooperativa mirim alia educação, valores e cidadania. “Os alunos irão brilhar nesse lindo caminho que têm pela frente. É um projeto para a vida!”, exclamou.
A diretora da Escola Suzana Balen agradeceu o engajamento e enfatizou a parceria com o Sicoob Três Fronteira e a comunidade. “Tenho a certeza que vamos fazer a cooperativa ser uma referência”, pontuou.
O dirigente do projeto Um Chute para o Futuro, Ronaldo Cáceres, referendou a iniciativa no ambiente de ensino. “A escola começa no portão, e as crianças, os alunos, são a força da nossa comunidade”, incentivou.
Mais cooperativas
Por meio do Programa Cooperativa Mirim, o Sicoob Três Fronteiras pretende chegar a cinco iniciativas escolares em Foz do Iguaçu até 2024. A meta inclui, ainda, uma cooperativa mirim constituída em cada cidade da Região Oeste em que a instituição financeira mantém unidades.
Diretoria da Cooperbalen
Presidente: Samara dos Santos Chaparro
Vice-presidente: Matheus Kauã Pires Ribeiro
Diretora-administrativa: Caroline do Nascimento Steffens
Vice-diretora-administrativa: Maria Eduarda Sertão
Diretora-financeira: Maria Eduarda Borth dos Santos
Vice-diretor-financeiro: Vitor Adriel Miranda
Secretária: Ana Clara Reis da Silva
Vice-secretário: Nicolas Alejandro Mareco Fretes
Diretora de Produção: Giovana Rosa Thomé
Vice-diretora de Produção: Ana Lia Neves Procópio
Diretora de Comunicação: Nicolly Vitória Martins da Silva
Vice-diretora de Comunicação: Nicolas Scoss Neri
Diretores suplentes: Aisha Nayeli Oliveira da Silva, Brenda Varela Veis, Thalyson Heder Caigar, João Pedro Rocha, Yuri Gustavo Rodrigues dos Santos e Davi Cardos Trindade.
(Com informações do Sicoob Três Fronteiras)
[…] Source link […]