Saiba como está a situação dos cursos superiores de Foz do Iguaçu nas avaliações do MEC

Fizemos um raio-x com base nas avaliações existentes e os dados locais dos últimos anos. Confira.

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H2FOZ – Vacy Álvaro

Conforme já noticiamos por aqui, na quarta-feira (9) o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o CPC (Conceito Preliminar de Curso) com base em dados de 2019. O que causa bastante confusão na comunidade acadêmica é que este é apenas um dos indicadores utilizados pelo Ministério da Educação para avaliar os cursos de graduação e as respectivas instituições de ensino.

Aproveitamos para tentar fazer um raio-x com base nas avaliações existentes e os dados locais dos últimos anos. Confira:

CPC – Conceito Preliminar do Curso

Divulgado recentemente, o CPC leva em consideração critérios como os resultados dos acadêmicos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), a titulação dos professores, infraestrutura, instalações físicas e recursos didático-pedagógicos. Como o próprio nome diz, é um conceito preliminar, que pode ser reavaliado com uma visita in loco às instalações do curso.

Neste ano, dos 38 cursos avaliados em Foz do Iguaçu apenas um atingiu nota máxima (5): Engenharia Civil, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Na mesma avaliação, outros 14 cursos alcançaram a nota 4 e 19 tiveram o conceito 3. Dois cursos não foram avaliados por não atingirem o número mínimo de acadêmicos na prova do Enade.

Com base em dados de 2019 foram calculados o CPC dos cursos de ciências agrárias, ciências da saúde, engenharias, arquitetura e urbanismo; e dos cursos tecnológicos de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, área militar e segurança.

Em Foz do Iguaçu, nos últimos cinco anos 148 cursos foram avaliados. A maioria deles atingiram as notas 3 (48%) e 4 (38%), que são consideradas respectivamente avaliações regulares e boas. Neste período, apenas dois cursos do município atingiram a nota máxima (5): Ciência da Computação, da Unioeste, em 2017, e agora Engenharia Civil, da Unila.

Conceito Enade

O Conceito Enade é resultado da conhecida prova aplicada aos alunos das faculdades a cada três anos. Aplicado desde 2004, o exame tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes. É componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, composto por uma prova para avaliação individual de desempenho do estudante e um questionário socioeconômico.

Em Foz do Iguaçu, tivemos 152 cursos avaliados nos últimos cinco anos. A maior parte atingiu a nota intermediária 3 (38%) e apenas três tiveram o conceito máximo 5: em 2017, Letras Português-Espanhol e Ciência da Computação, da Unioeste; e em 2018, Direito, também da Unioeste. Confira:

IGC – Índice Geral de Cursos

O Índice Geral de Cursos (IGC) avalia a instituição. Fazem parte do cálculo do IGC: média dos CPCs do último triênio do Enade (2016, 2017 e 2018) relativos aos cursos avaliados da instituição; média dos conceitos de avaliação dos programas de mestrado e doutorado atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao MEC, na última avaliação trienal disponível; e distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

A última edição do índice foi publicada com base em dados de 2018 e não mostra grande diferença entre as instituições de Foz do Iguaçu. Unioeste e Unila aparecem com o conceito 4; Uniamérica, UDC, IESFI, 3, e assim por diante. Na lista a seguir você confere como foram avaliadas as 167 instituições de todo o Paraná. Confira:

IDD – Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado

O IDD é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Enem, como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressar no curso de graduação avaliado.

Desde 2014, o cálculo do IDD ocorre para cada indivíduo que tenha participado do Enade e do Enem, recuperando-se os resultados do mesmo estudante nos dois exames a partir do número do CPF. Esse indicador é calculado desde a primeira edição do Enade, em 2004, como componente do Conceito Preliminar de Curso (CPC).

Em relação ao IDD, levando em consideração os últimos quatro anos, a maior parte dos 123 cursos atingiram o conceito 3 (54). Por outro lado, nesse período 12 graduações atingiram a nota máxima (5).

CC – Conceito de Curso

O Conceito de Curso (CC) é a nota final de qualidade dada pelo MEC aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil. Esse conceito final é feito a partir de uma avaliação presencial dos cursos pelos técnicos do MEC e pode confirmar ou modificar o CPC.

Infelizmente, no site do MEC não consta uma lista com cursos por município. Os dados podem ser pesquisados por curso/instituição no site https://emec.mec.gov.br/.

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