De 16 a 20 de janeiro (segunda a sexta-feira), o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida 2023) recebe inscrições. É a primeira etapa da avaliação.
O Revalida chancela diplomas de médicos formados em outros países para trabalhar no Brasil. Podem participar profissionais brasileiros ou estrangeiros em situação legal no território nacional.
Esses profissionais devem ter diploma de graduação em medicina expedido por instituição de educação superior reconhecida. As provas serão em 5 de março.
Neste ano, o teste será aplicado em Curitiba, a capital do Paraná, e em mais sete cidades, que são:
- Brasília (DF);
- Campo Grande (MS);
- Porto Alegre (RS);
- Recife (PE);
- Rio Branco (AC);
- Salvador (BA); e
- São Paulo (SP).
O valor da taxa é R$ 410, devendo ser pago até o dia 26, por meio de guia de recolhimento. Os aprovados nessa primeira etapa estarão habilitados para a avaliação prática.
As provas teórica e prática abordam cinco grandes áreas da medicina, conforme a Agência Brasil (ABr). São elas: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).
O Revalida vem sendo aplicado desde 2011. Avalia “competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS)”, expõe a ABr
Comentários estão fechados.