Com sede em Foz do Iguaçu, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) disponibilizou ao público, nesta terça-feira (30), a primeira edição do relatório “Unila em Destaque”, que terá periodicidade anual.
Leia também:
Unila fará supervisão do Mais Médicos no Oeste do Paraná
Coordenada pela Secretaria de Comunicação (Secom), a publicação tem como objetivos reunir dados sobre a atuação da universidade e demonstrar indicadores acerca do impacto da instituição no território local, fronteiriço e internacional. O relatório pode ser lido e baixado gratuitamente no portal da Unila (clique aqui para ter acesso).
“Nós criamos uma metodologia para levantar os principais indicadores da atuação da universidade e para possibilitar que a atualização deste documento – que estará acessível para consulta de servidores, estudantes, da imprensa e da comunidade – seja anual”, detalhou Michele Dacas, secretária de Comunicação Social da Unila.
“Essa metodologia implica a colaboração de todas as macrounidades para traduzir em dados quantitativos e qualitativos o que nossa universidade produz, transforma e representa, o que no caso da Unila é um imenso desafio, porque precisamos tornar visível também tudo aquilo que a diferencia como instituição de ensino superior”, complementou.
Com ensino bilíngue (português e espanhol), a universidade é considerada uma das mais internacionais do Brasil. Em 2023, eram mais de 1,6 mil estudantes estrangeiros matriculados, de um total de 4,2 mil alunos. A maior parte vem de países da América Latina e do Caribe, além de refugiados e portadores de visto humanitário.
Em relação à qualidade do ensino, o relatório destaca que a Unila alcança o conceito 4 no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), apresentando a segunda melhor nota entre as universidades federais do Paraná. Além disso, dois cursos estão entre os melhores do Brasil, sendo que Matemática alcançou a maior nota entre 420 cursos avaliados no país.
Os indicadores estão distribuídos em nove eixos temáticos: Ensino e Formação; Pesquisa; Extensão; Publicações; Internacionalização; Diversidade e Interculturalidade; Eventos Institucionais; Universidade, Sociedade e Desenvolvimento; e Infraestrutura. Os dados divulgados no relatório são referentes ao ano de 2023.
Comentários estão fechados.