O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2023) está com inscrições abertas até 2 de junho. Gratuito e oficial, o “provão” é para quem não concluiu os ensinos fundamental e médio na idade adequada.
As inscrições são pelo Sistema Encceja. As provas estão previstas para 27 de agosto, em cidades de todos os estados do país. Serão quatro provas objetivas por nível de ensino, com 30 questões de múltipla escolha, cada, além de uma proposta de redação.
O requisito para participação no Encceja é a idade:
- Ensino fundamental: candidato deve ter, pelo menos, 15 anos completos na data do exame; e
- Ensino médio: idade mínima de 18 anos.
Quem não compareceu ao Encceja do ano passado e não justificou a ausência, ou teve a solicitação de justificativa rejeitada, deverá ressarcir o valor para fazer o exame neste ano, informa o Ministério da Educação (MEC). A quantia é de R$ 40.
Realizado desde 2.002, o Encceja afere “competências, habilidades e saberes de jovens e adultos” que não terminaram os estudos, explica o MEC. O certificado e a declaração de proficiência são emitidos por secretarias de educação e dos institutos federais de educação parceiros.
Acesso edital do Encceja 2023.
Quero participar da prova tenho 36 anos e quero terminar meus estudos
Eu quero termina estudo tenho 38 anos