Crianças de Foz do Iguaçu tiveram a oportunidade de aprender sobre a “Vida Marinha”. Esse é o nome de um projeto itinerante que já visitou diversas cidades do país. Trata-se de uma exposição com diversos exemplares de animais marinhos, além dos que habitam as praias.
Tudo acontece em um ônibus, no qual as crianças sentam e aprendem a respeito de diversos animais, como peixes, moluscos e aves. O ambiente é todo decorado com conchas, desenhos e réplicas, que tornam a experiência bem imersiva.
Em diversos momentos da aula, os alunos podem ver os animais marítimos de perto. O projeto dispõe de um polvo, uma tartaruga e um filhote de tubarão-martelo conservados, o que captura a atenção dos pequenos. “Eles adoram ver os animais que não se vê normalmente na praia”, diz Pedro Henrique Grignet, biólogo que ministra a exposição em Foz do Iguaçu.
A equipe do H2FOZ acompanhou três turmas do Centro de Educação Infantil Sonho de Alice, no Três Bandeiras. Em cada sessão, as crianças entravam e saíam com um novo animal favorito. Benício, de 6 anos, escolheu um mamífero chamado mão-pelada, e Elisa, de 4 anos, optou pela tartaruga.
Outro ponto-chave da exposição é a consciência ambiental: a estimativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente é a de que os oceanos acumulem entre 75 milhões e 199 milhões de toneladas de resíduos plásticos. Muitos animais acabam consumindo esses resíduos por engano e morrendo. “As crianças já ficam com essas ideias gravadas, de cuidados com a questão ambiental”, explica Grignet.
Vida Marinha
O projeto Vida Marinha existe desde 2002. Em 22 anos de história, atendeu mais de três milhões de alunos de diversas regiões do Brasil. Além disso, já passou pelo Paraguai, Argentina, Kuwait e Emirados Árabes Unidos, levando a mesma dinâmica em contêineres.
Para agendar a exposição, é necessário entrar em contato por meio do número (41) 99620-8159.
Comentários estão fechados.