O governo do Paraná publicou no Diário Oficial do Estado o edital para a realização de concurso público para professores da rede estadual. A seleção prevê, inicialmente, 1.256 vagas para a docência ou pedagogia.
A taxa de inscrição é de R$ 100 para o candidato que opte por concorrer apenas em um dos cargos, e de R$ 160 para quem postular ambos. É possível concorrer em dois cargos em docência ou um em docência e outro em pedagogia.
As inscrições vão de 10 de abril até às 23 horas do dia 9 de maio, no site https://www.ibfc.org.br. Há reservas de vagas para afrodescendentes e pessoas com deficiência, de acordo com a legislação vigente.
Para a APP-Sindicato, que representa os educadores no Paraná, a espera pelo concurso é de dez anos. “O número é muito inferior à demanda da rede, que hoje possui mais de 20 mil contratos emergenciais”, expõe a entidade, citando que o certame em 2013 foi para 10 mil profissionais.
O concurso será realizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). O prazo de validade do certame será dois anos, prorrogável pelo mesmo período. Além do chamamento inicial, a seleção ainda servirá de cadastro de reserva.
No portal de concursos públicos do estado, os interessados poderão o acessar todas as informações: data das provas, inscrições e etapas do concurso, conforme expõe a Agência Estadual de Notícias.
As 1.256 vagas iniciais serão distribuídas nas 32 regionais de educação em todo o estado da seguinte forma:
- 1.109 para docência da matriz curricular; e
- 147 para pedagogo.
Comentários estão fechados.