O Conselho Universitário (CONSUN) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) validou, nessa sexta-feira (19), o resultado da consulta pública ocorrida nos dias 16 e 17, para a escolha dos cargos de reitor e vice-reitor na instituição de ensino superior com sede em Foz do Iguaçu.
Leia também:
Chapa 2 vence consulta pública para a reitoria da Unila
Participaram da consulta 2.719 estudantes, professores e servidores do quadro técnico-administrativo. A Chapa 2, que postulou Diana Araújo como reitora e Rodne de Oliveira Lima como vice-reitor, recebeu 54,98% dos votos totais, contra 45,02% dos candidatos da Chapa 3, Gleisson Brito (atual reitor) e Luis Evelio García Acevedo (atual vice-reitor).
Na votação não-paritária, que atribui pesos diferentes para cada categoria (70% para docentes, 15% para técnicos e 15% para estudantes), o resultado foi de 52,16% para a Chapa 2 e 47,84% para a Chapa 3. (Nota da redação: os integrantes da Chapa 1, inicialmente inscrita, desistiram do pleito)
A lista tríplice, a ser enviada até quarta-feira (24) para o Ministério da Educação (MEC), levará em conta os resultados da votação. O ministério poderá optar por outros nomes, mas é prática comum que a decisão da comunidade universitária seja respeitada.
Em sua fala após o pleito, Diana Araújo valorizou o crescimento institucional da universidade e recordou que “nós nos comprometemos, durante a campanha, com uma gestão democrática e participativa, e é isso que levaremos adiante”.
“Nosso único interesse é que a Unila cresça e que a gente, de fato, se torne um patrimônio da educação regional, um patrimônio da integração regional. A Unila é uma universidade pública brasileira, mas também é uma política pública para a integração regional”, declarou a professora, em material reproduzido no site da Unila.
Já o atual reitor e segundo colocado na disputa, Gleisson Brito, cumprimentou a chapa vencedora e disse que os quatro anos à frente da instituição foram de alegria, amadurecimento e crescimento.
“Queria dizer da alegria e do prazer, que foi para mim e para o professor Luis Evelio, compartilhar com cada um de vocês esse período de gestão, de decisão, de debate, de amadurecimento e de crescimento junto com essa universidade e de ver como ela segue florescendo, crescendo e promovendo a integração latino-americana”, destacou.
Comentários estão fechados.