Duas aeronaves estacionadas na frente do prédio da administração do campus iguaçuense da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) passaram por manutenção recentemente. Afinal, qual é a finalidade dos pequenos aviões?
Eles foram doados à instituição pela Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (SEAP) em março do ano passado. O objetivo é desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão na universidade, na área aeronáutica.
Os modelos Ximango AMT 200S vieram desmontados de Curitiba para Foz do Iguaçu. A logística de remoção, desmontagem e transporte entre as cidades contou com apoio do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), Exército e Defesa Civil.
Nos últimos dias, os aviões receberam manutenção, incluindo revisão na fuselagem e lubrificação nas asas. Também foram feitos serviços nas conexões de alguns controles no cockpit, que é o espaço onde piloto fica.
“As atividades foram desenvolvidas através da cooperação acadêmica e técnico-científica”, informou a assessoria da Unioeste/Foz. Essa cooperação para o desenvolvimento de projetos e pesquisas é uma parceria entre a instituição estadual e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).
Comentários estão fechados.