Estudantes de Foz do Iguaçu participam de maratona de programação

Iniciativa organizada pelo Itaipu Parquetec faz parte do programa Empreendendo Futuro; projetos de destaque foram premiados.

Estudantes de 11 colégios estaduais de Foz do Iguaçu participaram, nos dias 17 e 18 de outubro, de um hackaton (maratona de programação) organizado pelo Itaipu Parquetec, no âmbito do programa Empreendendo Futuro.

Leia também:
Ecomuseu anuncia novas exposições a partir desta quarta-feira (23)

A atividade, que aconteceu no Cineteatro dos Barrageiros, reuniu 44 equipes, compostas por cinco alunos cada uma, para o desenvolvimento de soluções com o tema “Saúde e bem-estar, a natureza como foco”.

As problemáticas foram desperdício de água e doenças transmitidas pela água (problema 1), resíduos sólidos e saúde urbana (problema 2) e urbanização e qualidade de vida (problema 3).

Ao final de cada dia, as três equipes que apresentaram os melhores projetos foram reconhecidas com uma premiação que incluiu mochilas, smartwatches, fones de ouvido e caixas de som portáteis.

O programa Empreendendo Futuro atende 1,2 mil alunos em 36 turmas dos colégios Dom Pedro II, Agrícola Manoel Moreira Pena, Sol de Maio, Costa e Silva, Flávio Warken, Gustavo Dobrandino da Silva, Jorge Schimmelpfeng, Pioneiros, Paulo Freire, Barão do Rio Branco e Monsenhor Guilherme.

Durante o programa, são aplicadas oficinas que possuem como base metodologias ativas e “gamificações”, para promover mais engajamento dos estudantes atendidos e integrar educação, tecnologia e setor produtivo.

Segundo Eduardo de Miranda, diretor de Negócios e Empreendedorismo do Itaipu Parquetec, a missão do Empreendendo Futuro é proporcionar uma educação que vá além da sala de aula, preparando os alunos para desafios reais.

“É uma parceria com a sociedade para disseminar esse conhecimento e despertar nos jovens essa cultura empreendedora de tecnologia, de inovação e de criatividade”, destacou Miranda, citado pela assessoria do Itaipu Parquetec.

Projetos premiados:

Dia 17/10:
1.º lugar: “Os Sentinelas”, Colégio Costa e Silva (mochila e smartwatch);
2.º lugar: “Barrageiros do América”, Colégio Costa e Silva (mochila e fone de ouvido);
3.º lugar: “Guerreiros”, Colégio Flávio Warken (mochila e caixa de som portátil).

Dia 18/10:
1.º lugar: “Aself”, Colégio Pioneiros (mochila e smartwatch);
2.º lugar: “Setfire”, Colégio Monsenhor Guilherme (mochila e fone de ouvido);
3.º lugar: “Hackatec”, Colégio Agrícola (mochila e caixa de som portátil).

(Com informações do Itaipu Parquetec)

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.