Estudantes e docentes do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, embarcaram para pesquisas a bordo do Ciência do Mar I. O navio é um laboratório flutuante gerido pela Universidade Federal do Rio Grande.
O grupo de 15 pessoas – 12 alunos e três professores – passou pelo Porto de Paranaguá nessa segunda-feira, 31, de onde zarpou para as práticas de ensino e pesquisa no mar. O retorno da turma está previsto para a manhã da próxima sexta-feira, 4.
O objetivo da atividade é formação de recursos humanos para atuar nos ambientes marinhos, informa a Agência Estadual de Notícias (AEN). “Esse é o momento que dá oportunidade aos alunos vivenciarem aquilo que eles vêm em teoria, em sala de aula”, afirma o coordenador do curso, professor Pitágoras Augusto Piana.
O docente explica que a parte de água salgada que existe no curso diz respeito à navegação, hidroacústica e a todas as comunidades de seres vivos que existem no mar. “A gente tem toda essa parte de atuação voltada para o mar, com a qual eles têm contato aqui, com essa atividade a bordo do Ciências do Mar”, completa.
O ramo de atuação da engenharia de pesca em ambientes marinhos vai desde maricultura (produção de ostras, camarões, mexilhões etc.) até a produção de pesquisa e estudos relacionados à vida marinha, navegação e processamento de pescados. O Ciências do Mar I serve à formação universitária desde 2018.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)
Comentários estão fechados.