Estudantes do Cursinho Pré-Vestibular da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste/Foz) tiraram notas altas em redação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2024). Dezessete deles se destacaram.
- LEIA TAMBÉM: Aeroporto abre vaga para aprendiz em Foz do Iguaçu
O cursinho popular é mantido pela universidade pública desde 2005, como projeto de extensão. Seu objetivo é integrar universidade e comunidade, contribuindo para o acesso ao ensino superior.
Aos 18 anos, Cauã Dier Pujol está entre os destaques, obtendo 920 pontos em redação no ENEM. Ele é estudante do Colégio Estadual Ulysses Guimarães.
“No cursinho, tive a oportunidade de conhecer professores maravilhosos com métodos de ensino únicos e extremamente eficientes. Sou grato por participar e espero que este projeto continue para futuras gerações”, comemorou.
Alexia Zahra de Oliveira, de 17 anos, também conquistou 920 pontos com seu texto no exame do ensino médio. Ela é aluna do Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng.
“A profundidade dos conteúdos abordados nas aulas de História me proporcionou uma visão crítica e ampla sobre diversos temas, enquanto as orientações práticas nas aulas de redação me ajudaram a estruturar minhas ideias de forma clara e coerente”, relatou.
O sucesso dos alunos é por conta de um conjunto de fatores voltados à aprendizagem, avaliou a responsável pela área de redação do cursinho, professora doutora Mariangela Lunardelli. Ele enfatizou o dinamismo do projeto.
“Juntam-se monitores estudantes do curso de Letras, preparando-se para a profissão por meio do trabalho extensionista, e alunos que perseveram no sonho da universidade”, analisou. “Vontade, estudo e muita prática de redação: o resultado está aí”, concluiu.
Acima de 900 pontos
O estudante Robson Antunes de Oliveira Junior, de 17 anos, aluno do 5.º Colégio da Polícia Militar do Paraná, também endossa a metodologia do cursinho da Unioeste/Foz. Sua nota na redação foi 940 pontos. “Eu consegui perceber muitos padrões na estrutura do gênero e de textos exemplares, tudo isso enquanto ainda frequentava o cursinho.”
Do Instituto Federal do Paraná, com 900 pontos na redação, Geovana Santos de Souza mencionou o aprendizado no cursinho. “Principalmente na redação, a professora deu ótimas dicas. Foi uma experiência muito gratificante”, narrou a estudante de 19 anos.
Cursinho da Unioeste/Foz
A formação cresceu com a participação de universitários da Unioeste e Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) atuando como monitores. Eles ministram as aulas sob orientação dos docentes de ensino superior.
Recentemente, houve expansão da oferta de vagas, de 120 para 240 alunos atendidos, devido à parceria entre a Unioeste e a prefeitura. As aulas são ministradas no campus e em bairros.
(Com informações da assessoria)