O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) publicou, no dia 20, edital de licitação para contratar serviços em Foz do Iguaçu. O processo está vinculado às obras do campus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).
Leia também:
Receita Federal firma acordo com a Unila para ações na fronteira
O objetivo, segundo o UNOPS, é selecionar a empresa que fará a fiscalização da retomada da construção do Campus Arandu da Unila. O projeto, de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer, tem cerca de 40% de execução.
As empresas interessadas em participar devem fazer cadastro no Portal de Compras das Nações Unidas (UNGM) e apresentar ofertas pelo sistema eSourcing até o dia 27 de janeiro de 2025.
A sessão de esclarecimentos sobre o edital está prevista para 9 de janeiro, às 15h. O tira-dúvidas será conduzido pela equipe do UNOPS, que assumiu o trabalho de gerenciar o retorno das obras da Unila, interrompidas em 2014.
De acordo com o escritório, as empresas também poderão solicitar, por meio do Portal UNGM, a participação em uma visita técnica. Tal visita, programada para 9 de janeiro, às 10h, em Foz do Iguaçu, não é obrigatória.
Conforme Rafael Esposel, gerente de Projetos do UNOPS, a companhia que vencer o processo será fundamental para o êxito da finalização do campus da Unila.
“A empresa responsável pela fiscalização da obra desempenha um papel crucial, pois assegura padrões de qualidade das normas técnicas e garante que a obra seja executada exatamente conforme os desenhos e especificações”, detalhou.
Sede própria da Unila
Seis edificações fazem parte do projeto original da sede própria da Unila. No entanto, a Fase 1 do edital de licitação contemplará apenas a finalização dos prédios já iniciados e que tiveram suas obras interrompidas em 2014.
“Esta etapa inclui o restaurante universitário, o edifício administrativo, o bloco de salas de aula, a central de utilidades, as marquises e passarela e as vias de acesso ao novo campus”, esclarece o UNOPS.
De acordo com o escritório, a previsão é de que as obras na Unila recomecem nos primeiros meses de 2025. As entregas das edificações, por sua vez, acontecerão de forma escalonada, entre 2026 e 2028.
A diretoria brasileira de Itaipu fará o aporte dos recursos para a finalização do projeto de Oscar Niemeyer. A binacional também contribuiu com a doação do terreno, localizado na Região Norte de Foz do Iguaçu.
(Com informações do UNOPS)