Provão é para jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada; exame é gratuito.
Estarão abertas, de 11 (18h) a 22 de janeiro, as inscrições no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2020), somente pela internet. Mantida por órgãos governamentais, a inscrição, assim como a prova, não têm custo ao candidato. As provas estão previstas para o dia 25 de abril.
Clique aqui e veja o edital completo.
Dirigido a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada, o Encceja é uma oportunidade a quem deseja obter o certificado nessas etapas de ensino. O documento é oficial e vale para a comprovação de escolaridade.
São exigências para fazer o exame:
– Ensino Fundamental: 15 anos completos na data da prova.
– Ensino Médio: idade mínima de 18 anos.
A inscrição é feita em http://enccejanacional.inep.gov.br, mediante apresentação do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do número do documento de identidade do candidato. É necessário informar se a certificação é para nível Fundamental ou Médio.
Neste ano, o Encceja será em quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e a redação. Para a certificação, a nota mínima exigida aos candidatos é de 100 pontos nas provas objetivas e de 5 pontos na redação.
Para o Ensino Fundamental, a avaliação abrange ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação, história e geografia. No Ensino Médio, o exame compreende ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias.
O exame é realizado desde 2002 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação. A emissão do certificado e da declaração de proficiência é feita pelas secretarias de Educação e dos institutos federais parceiros do Encceja.
Justificativa de falta
A partir desta segunda-feira, 11, os inscritos que tiveram recusada a justificativa de ausência no Encceja 2019 e entraram com recurso poderão conferir os resultados. Essa justificativa era obrigatória para quem não fez o exame em todas as áreas do conhecimento.
Se ainda com o recurso a justificativa não tiver sido aceita pela organização do exame, o participante precisará ressarcir o INEP em R$ 40 ao se inscrever novamente neste ano.
(Com informações do Inep e da Agência Brasil)
Comentários estão fechados.