
O curso de Engenharia Mecânica da Unioeste foi o único entre os avaliados em Foz do Iguaçu a conquistar o conceito máximo (5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023. A avaliação é obrigatória para concluintes do último ano da graduação e serve como um dos principais indicadores de qualidade do ensino superior no país.
LEIA TAMBÉM: Unioeste abre vagas de agente universitário com salários de R$ 4,2 mil a R$ 7,6 mil
A escala do Enade vai de 1 a 5: notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias; 3, regular; e 4 e 5, satisfatórias. Outros nove cursos alcançaram o conceito 4, sendo dois da própria Unioeste (Engenharia Elétrica e Enfermagem). Dentro deste mesmo conceito ainda estão quatro cursos da UniAmérica (Medicina Veterinária, Agronomia, Nutrição e Fisioterapia) e três do Centro Universitário UDC (Farmácia, Engenharia Civil e Agronomia).
Além disso, 23 cursos de Foz ficaram com o índice 3, dentre eles os quatro avaliados da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Outros nove obtiveram conceito 2, sendo os cinco avaliados do Instituto de Ensino Superior de Foz do Iguaçu (IESFI)/Cesufoz.
Veja o desempenho detalhado dos cursos:
Desempenho nacional
Outro levantamento realizado pelo Inep mediu o Índice Geral de Cursos (IGC), um indicador que avalia a qualidade das instituições de ensino superior no Brasil. Em relação às instituições de Foz do Iguaçu, ou que possuem campus na cidade, a Unioeste obteve a melhor avaliação (5). Na sequência, aparecem a Unila (4) e a Uniamérica (4), assim como a UDC (3) e a Iesfi/Cesufoz (3). Por fim, a Unifoz obteve a avaliação 2.