Mais de 200 mil alunos de todo o Brasil são esperados para a edição 2024 da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). A competição tem como objetivo engajar estudantes do 8.º e 9.º anos do ensino fundamental – das redes pública e particular – em atividades que promovam a eficiência energética e a sustentabilidade, além de incentivar a educação sobre o consumo consciente de energia.
A ação é promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pelo Instituto Abradee da Energia, ligado à Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).
Estima-se que pelo menos 9,6 mil professores e 3,1 mil escolas participem da ONEE em 2024. As inscrições podem ser realizadas pelos docentes das escolas por meio do link até o dia 4 de outubro, porém já em agosto iniciam as ativações educativas. Em outubro, os estudantes enfrentarão provas e dinâmicas, incluindo jogos voltados para a resolução de problemas relacionados à eficiência energética.
A ONEE oferecerá um curso de formação gratuito para estudantes e professores que participarem do evento. O curso possui quatro módulos que abordam os seguintes assuntos: “Consumo Eficiente da Energia Elétrica”, “Eficiência Energética dos Aparelhos”, “Eficiência Energética e o Desenvolvimento Sustentável” e “Cuidados no Uso da Energia Elétrica”.
Premiação
Os participantes serão classificados e premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. Os melhores de cada estado vão ser convidados para uma cerimônia especial em Brasília, na sede da Aneel, prevista para acontecer em novembro.
Além da distribuição de medalhas, está garantida a entrega de um notebook para os primeiros classificados de cada estado. Os estudantes agraciados com medalhas também estarão automaticamente classificados para a segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) do ano seguinte.
Cronograma:
- Inscrições: de 15 de julho a 4 de outubro
- Formação de professores: 22 de julho a 5 de outubro
- Provas e desafios (Fases I e II): 7 a 12 de outubro
- Resultado: 25/10
- Evento de premiação: novembro
Comentários estão fechados.