O edital para a retomada das obras do campus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu, passou por processo de atualização.
Leia também:
Itaipu: prazo para pedir patrocínio termina no dia 31 de janeiro
A nova versão do texto foi publicada pelo Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU).
De acordo com o UNOPS, responsável pelo gerenciamento da obra da sede própria da Unila, a atualização envolve duas mudanças.
A primeira é um aprimoramento nos critérios para a participação de empresas e consórcios interessados no serviço. As condições estão disponíveis no UNGM, o portal de compras das Nações Unidas.
Já a segunda está relacionada ao prazo para submissão de ofertas para as obras na Unila, ampliado até o dia 10 de fevereiro, por meio da plataforma eSourcing (que funciona com o mesmo login do UNGM).
Além disso, as empresas que ainda não participaram da visita técnica obrigatória terão uma nova oportunidade. A visita adicional está marcada para o dia 27 de janeiro, às 10h.
Já o prazo para solicitação de esclarecimentos a respeito do edital do campus da Unila também teve alteração. Por outro lado, o recebimento dos questionamentos ocorrerá até o dia 30 de janeiro, também pelo portal UNGM.
Projeto de Niemeyer para a Unila
O projeto da sede própria da Unila em Foz do Iguaçu é de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer, falecido em 2012. Quando da paralisação, em 2014, as obras estavam com cerca de 40% de execução.
A retomada está sendo viabilizada por meio de uma cooperação internacional entre Itaipu e UNOPS, assinada em dezembro de 2023. O Ministério da Educação (MEC) também participa do acompanhamento.
De acordo com o UNOPS, o ano de 2024 envolveu a revisão e atualização dos projetos de arquitetura e engenharia das edificações, bem como pelo diagnóstico construtivo das edificações do futuro campus da Unila.
O trabalho coordenado pelo UNOPS vai contemplar a finalização dos edifícios já iniciados, como o prédio administrativo, o bloco de salas de aula e o restaurante universitário.
Além disso, serão concluídas as marquises, a central de utilidades, a passarela e as vias de acesso ao novo campus da Unila. Conforme o escritório, as entregas ocorrerão de forma escalonada, entre 2026 e 2028. Os recursos são de Itaipu.
(Com informações do UNOPS)