Considerado o maior festival de divulgação e promoção científica do mundo, o Pint of Science começa nesta segunda-feira, 22, em Foz do Iguaçu. Serão três dias da maratona de conhecimento, com dois debates gratuitos por noite em bares da cidade, sempre às 19h.
A proposta do Pint of Science é discutir ciência à mesa do bar, de forma leve e descontraída, a fim de popularizar e ampliar o diálogo sobre os assuntos da programação, com a temática “Embarque no mundo da ciência”. As atividades simultâneas ocorrerão em 25 países e em 120 cidades do Brasil.
Organizado no município por voluntários, desde 2018, o projeto é uma iniciativa de extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). A jornalista Mayara Godoy e o professor Joylan Maciel detalharam os objetivos e a programação do evento no programa Marco Zero.
“São três dias em que vários países do mundo estão discutindo ciência ao mesmo tempo”, destacou Mayara. “De uma maneira descontraída, simples, sem o caráter formal e indo até as pessoas. A intenção é mostrar que a ciência está no nosso cotidiano, tudo é permeado pela ciência”, completou.
A experiência de um pesquisador na Operação Antártica, física quântica, viagens psicodélicas e a violência contra a mulher na fronteira compõem o leque de debates. Tema que concentra a atenção mundial, a inteligência artificial (IA) será abordada, em seus limites e potencialidades, durante debate sobre ChatGPT.
A IA é a ação de programar um computador para executar tarefas que podem ser associadas à habilidade humana, explicou o professor Joylan Maciel, que tratará do assunto no Pint of Science. “Pode nos ajudar, como pode trazer coisas não tão boas. Precisamos estar preparados para isso”, antecipou o pesquisador.
Programação do Pint of Science 2023 em Foz do Iguaçu:
Segunda-feira, 22/5
Paiol Tap House (Lancaster/Vila A)
Tema: Cuidado: a física quântica vai te deixar pilhado
Palestrantes: José Ricardo Cezar Salgado e Daniel Luiz Nedel
Tap House Maltezo (centro)
Tema: Das megalópoles aos confins do mundo: as viagens pela ciência
Palestrantes: Michel Passarini e Lucimara Flávio dos Reis
Terça-feira, 23/5
Zeppelin Avenue (Vila Yolanda)
Tema: Cogumelos: uma viagem psicodélica através dos tempos
Palestrantes: Gabriela Curan Pontieri e Alexandre Varella
Selina Foz do Iguaçu (centro)
Tema: As fronteiras do combate à violência contra a mulher
Palestrantes: Giovanna Antonucci e Cleusa Gomes
Quarta-feira, 24/5
Barracão Happy Hour (Vila A)
Tema: Viagens que mudaram nossa História
Palestrantes: Micael Alvino da Silva e Clovis Brighenti
Hell’s Dogs Motorcycle Bar (Avenida Paraná/Polo Centro)
Tema: ChatGPT, crie um título para esta palestra
Palestrantes: Joylan Maciel e André Gustavo Maletzke
Comentários estão fechados.