Aluna da Unioeste/Foz cria projeto que dá maior segurança a pacientes do Hospital Municipal

Acadêmica detectou a necessidade e levantou a demanda que levou à doação de cadeiras de rodas especiais para o setor de ortopedia.

A partir de projeto criado por estudante de Enfermagem da Unioeste/Foz, o Hospital Municipal Padre Germano Lauck recebeu duas cadeiras de rodas especiais e dois andadores. A doação foi feita pelo Rotary Club Foz do Iguaçu Três Fronteiras.

LEIA TAMBÉM: Unioeste destaca ações e projetos de ensino, pesquisa e extensão

A demanda surgiu após contato da acadêmica Rebecca Cañete, do 5.º ano, com a equipe do hospital. Ela constatou a dificuldade dos profissionais da saúde em fazer a locomoção de pacientes internados no setor de ortopedia, devido à falta de equipamentos adequados.

Isso em razão da necessidade de cadeira com rodas especiais, com apoio de pernas eleváveis, que dão as condições de transporte dentro e fora da unidade de saúde. A partir daí, Rebeca desenvolveu o projeto, sob orientação da professora Luana Lunardi Alban, e o apresentou ao clube de serviços que atua no município.

Durante o seu estágio no Municipal, a universitária verificou que a ausência da cadeira especial interferia diretamente no trabalho da equipe. Os pacientes, muitas vezes, passavam por improvisos, dificultando a assistência dos profissionais e a segurança das pessoas em tratamento.

Atuação além dos muros da academia traz benefícios para a comunidade – foto: Divulgação/Unoieste-Foz


A estudante Rebecca e a professora Luana levantaram o número de pacientes que necessitavam das cadeiras especiais e, em seguida, o projeto foi apresentado para o Rotary Club. “Na última semana, foram entregues ao setor de ortopedia duas cadeiras de rodas com apoio de pernas eleváveis e também dois andadores”, informa a Unioeste/Foz.

A aluna de Enfermagem comemorou a doação. “Foi muito importante a doação das cadeiras e andadores, porque facilita o transporte dos pacientes de forma segura e auxilia no trabalho da equipe de enfermagem”, destacou Rebecca Cañete.

Comunidade e saúde pública

A presidente do Rotary Club Foz do Iguaçu Três Fronteiras, Ivone Merbold Camargo, ressaltou o trabalho dos voluntários em prol da saúde pública. “Sabemos da importância do hospital para toda nossa comunidade, por isso nossos planos e projetos sempre estão direcionados na prestação de serviços e ajuda ao próximo”, declarou.

O diretor-assistencial do Hospital Municipal, André Nobre, agradeceu a entrega e frisou o apoio das duas instituições, Rotary Clube e Unioeste/Foz. “Essas cadeiras, com tais funcionalidades, ajudarão pacientes do setor da ortopedia que necessitarem de cuidados mais específicos”, explicou.

(Com informações da Unioeste/Foz)

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.