Nas eleições, que outro papel devem ter os canais de comunicação senão o de contribuir para o debate de ideias e projetos que impactem a coletividade? Essa foi a contribuição pretendida pelo H2FOZ e Rádio Clube FM 100.9 com a série 2 em 1, que entrevistou 50 candidatos a diferentes cargos eletivos no pleito deste ano.
Foi um projeto inédito de cobertura eleitoral no município pelo número de sabatinas, quantidade de horas de entrevistas e múltiplos meios usados na veiculação. Candidatas e candidatos falaram ao vivo no rádio, com transmissão simultânea de imagem. O conteúdo foi tratado em matérias jornalísticas individuais, publicadas juntamente com vídeo.
A série recebeu 41 candidatos de Foz do Iguaçu a deputado estadual e federal, vice-governador e senador, além dos que são de outras localidades e passaram pela cidade. O governador do Paraná, a partir de 2023, foi entrevistado pelo H2FOZ e Rádio Clube, no mesmo espaço usado por neófitos que se apresentam à eleição pela primeira vez.
Durante 50 dias, entre agosto e setembro, a iniciativa reuniu agentes políticos de centro, direita e esquerda. Liberais, social-democratas, conservadores e comunistas puderam falar sobre a visão de mundo, o que fizeram e o que pretendem fazer por Foz do Iguaçu, demonstrando ser possível divergir com respeito a quem pensa diferente.
Ao escolher a pluralidade, constituindo um ambiente igual para todos os candidatos nas Eleições 2022, os dois veículos de comunicação reforçam o debate político sem render-se à tentação que, muitas vezes, transforma os meios em tribunais de calúnias ou, no outro extremo, em extensões de vontades eleitorais particulares. A democracia pede mais.
O conjunto de 50 entrevistas, que inclui praticamente todos os candidatos de Foz do Iguaçu, é uma demonstração de respeito ao eleitor, que tem no conteúdo uma fonte a mais para basear a sua escolha. Mas também é um alerta para evidenciar – nunca é demais dizer – que o voto tem consequências, que a opção individual impacta a vida de todos.
Afinal, a qualidade ou falta de atendimento na saúde, o preço dos alimentos, a situação do transporte coletivo e a existência ou não de trabalho decente são resultados das decisões políticas. Cabe ao cidadão visitar a biografia de cada candidato e suas propostas para examiná-las à luz da verdade e da realidade, com recomendável distância do marketing. Ao agradecer aos leitores e ouvintes que acompanharam a cobertura, e às candidatas e aos candidatos que confiaram na proposta, a equipe de profissionais e a direção do H2FOZ e da Rádio Clube desejam ao eleitor iguaçuense uma votação tranquila, pacífica e consciente neste domingo, 2 de outubro. Que as urnas sejam o destino das melhores vontades, sem esquecermos que a realidade é a que é construída por todos nós diariamente
Comentários estão fechados.