Ciudad del Este sem tolerância contra fraudes a turistas

Leia a opinião do portal sobre os esforços dos órgãos de segurança paraguaios para combater fraudes.

Quebra de expectativa, se não inviabiliza, desmotiva o turista a voltar ao destino visitado. Vale para cidades, atrativos, agendas, infraestrutura, instalações etc. e também para as compras, quando esse é o elemento que faz as pessoas viajarem para um determinado lugar.

Situações em que o turista é passado para trás ao comprar o produto importado em lojas de má reputação, absoluta minoria, maculam a imagem da fronteira. Um peso diante dos esforços para qualificar e diversificar as atrações que são fortalezas da região trinacional.

A boa notícia são os números que refletem a ação em Ciudad del Este. O H2FOZ trouxe balanço das intervenções contra fraudes e outras ocorrências lesivas envolvendo o comércio, demonstrando decisão da institucionalidade em assegurar o direito dos consumidores no Paraguai.

Do outro lado da Ponte Internacional da Amizade, de 1.º de janeiro a 14 de junho deste ano, foram solucionadas 217 denúncias feitas por turistas, vinculadas a compras. As resoluções são do Escritório Municipal de Defesa do Consumidor de Ciudad del Este; os dados, da prefeitura.

Na conversão para o real, o relatório mostra que os visitantes recuperaram R$ 326,5 mil após as denúncias. As queixas apresentadas são majoritariamente de brasileiros, que respondem por nove entre dez reclamações entregues às autoridades paraguaias.

Ciudad del Este investe e fortalece o seu centro comercial de importados, um dos mais importantes da América do Sul. Hoje são duas grandes datas promocionais que fomentam as vendas e atraem turistas de vários países. Shoppings, lojas e redes ampliam e modernizam seus empreendimentos.

As localidades fronteiriças de Ciudad del Este, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú são integradas, em que o problema de uma é prejuízo para todas. Por isso, denunciar as más condutas é importante para combatê-las. E resolvê-las é indispensável para que o visitante guarde para si apenas o desejo de voltar às Três Fronteiras.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
3 Comentários
  1. Alexandre Diz

    O grande problema de cidade dele leste está na polícia que não pune com rigor esses bandidos certo, infelizmente a mesma acaba dando cobertura eu mesmo já sofri diversas extorsão na época que tinha que ir para o aeroporto toda vez a polícia parava e falava que está com muita mercadoria afinal estava tudo com nota fiscal e outra estava indo pegar avião para Brasil onde de fato tinha que prestar as contas.
    Hj e um caos brasileiro viajar de cidade dele leste a assunção os policiais para o ônibus em determinado lugar na estrada e ameaçam os brasileiros alegando que estão transportando muita mercadoria sendo que as mesmas estão com nf e outra estou provando que tenho permisso e vou pegar o avião para Brasil.
    Lá no aeroporto de assunção e outra história terrível mais deixa pra lá.

  2. Dinn Diz

    Sempre que posso vou ao Paraguai, NUNCA levei o calote nas lojas, sou brasileiro, quem também faz propaganda contrária a Ciudad Del este são os empresários tubarões do Brasil que ASSALTAM os consumidores do próprio país e fazem fale news dos produtos do PY, que são falsificados, Parabéns aos governantes deste país em não tolerar esses golpistas aí, o POVO não só do Brasil mas do mundo todo agradece. Isto, É o segundo da América, só perde para Miami ( EUA) que inclusive é mais caro que o Paraguai. Depois esta magnífica cidade e país ???????

  3. Reinaldo Diz

    Tenemos que acabar con la impunidad….Que sea de comercio malo o de Policía corrupta….Hay te tener en conta que Mala fama….Solo trae prejuicios al PAÍS……!!

Comentários estão fechados.