O Parque Nacional do Iguaçu receberá a comunidade para o Cataratas Day, que marca a escolha das cachoeiras mais belas e famosas do mundo como uma das sete maravilhas naturais do planeta. A conquista foi em 11 de novembro de 2011, após votação global que durou quatro anos e contabilizou 500 milhões de votos.
Festejar as Cataratas do Iguaçu como ícone da natureza no mundo também carrega outro significado, que é atuação integrada dos setores público e privado na gestão do turismo iguaçuense, com várias instituições ancorando essa modelagem. Os números traduzem o empenho: há cinco anos, o Parque recebia dois milhões de visitantes.
O Visit Iguassu contabiliza que está sendo aportado na cidade R$ 1 bilhão de investimentos privados no setor. O Itaipu Parquetec transformou em diretoria o setor do turismo, o qual gerencia atrativos que somam meio milhão de visitantes por ano, e que deverá abrir as portas do Mercado Público Barrageiro neste mês para moradores e turistas.
Está pactuada a reforma do Espaço da Américas, junto ao Marco das Três Fronteiras, no encontro das águas que dá nome ao município, na foz do Rio Iguaçu. O Aquário de Foz do Iguaçu está em obras. O Grupo Dreams e o Wonder Park ampliam e diversificam atrativos. A hotelaria e a gastronomia se expandem.
O Parque Nacional do Iguaçu acaba de incrementar a experiência de uso público com a Trilha Ytepopo, passeio em meio à da mata e margeando o Iguaçu. “Todos os cinco quilômetros, entre floresta e rio, são uma experiência única”, exulta o chefe da unidade de conservação, José Ulisses dos Santos.
Reportagem no caderno de turismo do H2FOZ mostra que Foz do Iguaçu encabeça a lista de cidades conectadas ao turismo no Paraná, com uma pontuação que é quase o dobro da capital Curitiba (PR). O indicador de desempenho considera fatores como a especialização das atividades, número de empregos e despesa no segmento turístico.
Há desafios. Um deles, o maior, é fazer Foz do Iguaçu respirar turismo, o que é alcançado quando ocorre a plena integração entre morador e visitante. Para isso, a fórmula é antiga, mas ainda não posta em prática: a cidade tem que ser boa para todos para sorver integralmente a força deste destino.