Procedimento é realizado pela internet, conforme cronograma a partir da data de nascimento ou abertura de empresa.
O período para agendar o saque dos valores esquecidos nos bancos brasileiros começa nesta segunda-feira, 7. O prazo está aberto para pessoas nascidas até 1968 ou empresas abertas antes desse ano.
O procedimento é realizado no site Valores a Receber, do Banco Central (BC), que permite a consulta e o agendamento da retirada de saldos residuais. A consulta está aberta desde fevereiro.
A data e o horário para os beneficiários com recursos a retirar foram informados no momento da consulta, e o usuário precisa voltar ao site para efetivar o agendamento. Para o lote atual, o prazo vence sexta-feira, 11.
No sábado, 12, ocorrerá a repescagem para quem perder esse prazo, das 4h à meia-noite. “O usuário que perder a repescagem só poderá retornar a partir de 28 de março”, informou a Agência Brasil (ABr).
Ao receber o pedido de saque, o banco tem 12 dias para fazer a transferência. Segundo a ABr, pagamentos por Pix devem ocorrer mais rápido.
Para agendar o saque, é necessário ter conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br, identificação segura para acesso a serviços públicos digitais do governo. Cerca de 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas têm recursos a receber, após consulta.
Para retirar o dinheiro
- Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e no período de saque informados na consulta.
- Fazer login com a conta Gov.br (nível prata ou ouro).
- Ler e aceitar o termo de responsabilidade.
- Verificar o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e a origem (tipo) do montante a receber.
- Clicar em “Solicitar por aqui”, para Pix, ou “Solicitar via instituição”, via instituição financeira.
Observação: na tela de informações dos valores a receber, o cidadão deve clicar no nome da instituição para consultar os canais de atendimento.
Calendário
Pessoas nascidas entre 1968 e 1983 ou empresas fundadas nesse período: saques de 14 a 18 de março, com repescagem em 19 de março.
Nascidos a partir de 1984 ou empresa aberta nesse ano: de 21 a 25 de março, com repescagem em 26 de março.
* Quem perder o sábado de repescagem poderá pedir o resgate a partir de 28 de março, independentemente da data de nascimento ou de criação da empresa.
Comentários estão fechados.