Redução prevista é por causa da suspensão da bandeira escassez hídrica.
O fim da bandeira escassez hídrica e o início da tarifa verde, determinados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), devem beneficiar os consumidores paranaenses, que utilizam o serviço da Copel. O valor da conta de luz pode sofrer redução.
Espera-se uma diminuição gradativa na conta da Copel a residências, comércios e indústrias atendidos em baixa tensão. Essa queda poderá chegar a “20% quando todo o ciclo de consumo já estiver dentro do período de isenção da cobrança”, afirma a Agência Estadual de Notícias (AEN).
Instituída nacionalmente, a bandeira escassez hídrica acrescia R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos. Com a sua suspensão no último sábado, a “previsão é de que todos os consumidores sejam beneficiados pela tarifa verde até o final deste ano”, frisa a AEN.
O valor extra cobrado nas contas de luz era para compensar os custos de produção de energia, mais caros devido à estiagem que afetou todo o país. Segundo o governo federal, 2021 foi o maior período de secas em 91 anos, prejudicando a geração das hidrelétricas.
Comentários estão fechados.