
Na última sexta-feira (11), a Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ inaugurou a nova sede administrativa em Medianeira. O empreendimento, considerado um marco para o fortalecimento da economia local e do cooperativismo no Paraná, consolida a instituição como a maior cooperativa financeira do país em volume de ativos na região.
LEIA TAMBÉM: Cliente do Sicredi é contemplado com prêmio de R$ 50 mil
A nova sede simboliza a trajetória ascendente da Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ. Com mais de 40 anos de atuação, a cooperativa atende mais de 230 mil associados.
O espaço incorpora soluções tecnológicas avançadas para aumentar a eficiência operacional e otimizar recursos. Além disso, o projeto valoriza as raízes históricas e adota uma visão futurista, estabelecendo bases sólidas para sustentar o crescimento nos próximos anos.
Conforme Aldo Dagostim, presidente da Sicredi Vanguarda, a instituição reafirma seu compromisso com os associados e a comunidade ao inaugurar o espaço.. “A nova sede foi planejada para que as pessoas se sintam bem-vindas e em casa, pois prosperar é crescer juntos, sempre com ética, transparência e cooperação. O local não só traz o que há de mais moderno em infraestrutura, mas também reflete os valores que guiam nossa história. Estamos ansiosos para compartilhar esse momento e continuar impactando positivamente a vida das pessoas”, destaca.
Números mostram expansão do cooperativismo
Em 2023, as cooperativas financeiras brasileiras cresceram 23,9%, superando o avanço de 10,5% registrado pelas demais instituições do Sistema Financeiro Nacional, conforme revelam dados do Banco Central.
No Paraná, 2,7 milhões de paranaenses se associam a cooperativas financeiras, o que representa 23,4% da população do estado – um aumento de 92,4% em sete anos. A Sicredi Vanguarda, por exemplo, planeja abrir cem agências e ultrapassar 250 mil associados ainda em 2025.
Nova sede: projeto inovador e conceitos de sustentabilidade
O projeto ocupa uma área total de quase 40 mil metros quadrados e prioriza a eficiência energética e o bem-estar. Com 16 mil m² de área construída, o edifício busca a Certificação LEED Platinum e se alinha aos pilares ambiental, econômico e social.

Principais características:
- 21 mil m² de área verde com espécies nativas;
- 852 placas fotovoltaicas para geração de energia;
- sistema de reaproveitamento de água da chuva;
- automação inteligente de iluminação, climatização e segurança;
- estacionamento para veículos elétricos, bicicletas e patinetes.
Ademais, o espaço reúne áreas de convívio, enfermaria, salas de amamentação e refeitórios, além de escritórios abertos para promover integração.
Fernando Perin, diretor-executivo da cooperativa, ressalta: “Para nós, as pessoas estão sempre no centro de qualquer estratégia ou decisão. A cada três a quatro anos, nossa cooperativa dobra de tamanho em recursos administrados, e agora nos sentimos ainda mais prontos para continuar nossa história de sucesso e parceria com os associados e a sociedade em geral.”