Reuniões do G20: comitiva internacional visita Foz do Iguaçu

No segundo semestre de 2024, cidade sediará encontros de trabalho do grupo das economias mais importantes do mundo.

Uma comitiva do órgão internacional Clean Energy Ministerial (CEM), voltado a incentivar a transição energética nos países, esteve em Foz do Iguaçu, nessa quinta-feira (7), como prévia das reuniões que a cidade sediará, no segundo semestre, no âmbito da agenda da presidência brasileira do G20, o grupo das maiores economias do mundo.

Leia também:
Definidos os locais das reuniões do G20 em Foz do Iguaçu

A agenda do chefe da secretaria do CEM, Jean-François Gagné, incluiu visita à usina de Itaipu, onde foi recebido pelo diretor-geral brasileiro da hidrelétrica binacional, Enio Verri, no Edifício da Produção, e ao gabinete da Prefeitura de Foz do Iguaçu, para diálogo com o prefeito Chico Brasileiro.

Comitiva esteve no Edifício da Produção, localizado no ponto central da barragem de concreto. Foto: Emanoela Somavila/Itaipu Binacional
Comitiva esteve no Edifício da Produção, localizado no ponto central da barragem de concreto. Foto: Emanoela Somavila/Itaipu Binacional

Para o titular da CEM, que viajou em companhia de duas integrantes da secretaria do órgão, Jane Barbiere e Melisande Liu, “Itaipu tem mostrado muitas maneiras diferentes de vencer este desafio [de conciliar crescimento econômico e geração sustentável] e nós esperamos poder compartilhar esse conhecimento com outros países para que possamos replicar esse caso de sucesso”.

A passagem por Itaipu teve também escalas na Unidade Demonstração de Biogás e na planta para a produção de hidrogênio em funcionamento no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Os compromissos na fronteira incluíram visitas técnicas aos hotéis Bourbon e Mabu, que receberão as reuniões no final de setembro.

Foz do Iguaçu foi escolhida para sediar a 15.ª reunião da CEM e a 9.ª edição do encontro da Mission Innovation (MI), que tem como foco acelerar a inovação pública e privada de energia limpa para lidar com as mudanças climáticas. Para saber mais sobre os eventos do G20 em Foz, clique aqui.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.