Uma comitiva do órgão internacional Clean Energy Ministerial (CEM), voltado a incentivar a transição energética nos países, esteve em Foz do Iguaçu, nessa quinta-feira (7), como prévia das reuniões que a cidade sediará, no segundo semestre, no âmbito da agenda da presidência brasileira do G20, o grupo das maiores economias do mundo.
Leia também:
Definidos os locais das reuniões do G20 em Foz do Iguaçu
A agenda do chefe da secretaria do CEM, Jean-François Gagné, incluiu visita à usina de Itaipu, onde foi recebido pelo diretor-geral brasileiro da hidrelétrica binacional, Enio Verri, no Edifício da Produção, e ao gabinete da Prefeitura de Foz do Iguaçu, para diálogo com o prefeito Chico Brasileiro.
Para o titular da CEM, que viajou em companhia de duas integrantes da secretaria do órgão, Jane Barbiere e Melisande Liu, “Itaipu tem mostrado muitas maneiras diferentes de vencer este desafio [de conciliar crescimento econômico e geração sustentável] e nós esperamos poder compartilhar esse conhecimento com outros países para que possamos replicar esse caso de sucesso”.
A passagem por Itaipu teve também escalas na Unidade Demonstração de Biogás e na planta para a produção de hidrogênio em funcionamento no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Os compromissos na fronteira incluíram visitas técnicas aos hotéis Bourbon e Mabu, que receberão as reuniões no final de setembro.
Foz do Iguaçu foi escolhida para sediar a 15.ª reunião da CEM e a 9.ª edição do encontro da Mission Innovation (MI), que tem como foco acelerar a inovação pública e privada de energia limpa para lidar com as mudanças climáticas. Para saber mais sobre os eventos do G20 em Foz, clique aqui.
Comentários estão fechados.