Ramal da Nova Ferroeste até Foz do Iguaçu recebe autorização do Ministério da Infraestrutura

Foram liberados três trechos da ferrovia ao todo, que juntos somarão mais de 500 quilômetros de trilhos; leilão está previsto para o ano que vem.

Foram liberados três trechos da ferrovia ao todo, que juntos somarão mais de 500 quilômetros de trilhos; leilão está previsto para o ano que vem.

O Ministério da Infraestrutura oficializou a liberação de três ramais ferroviários para os três trechos da Nova Ferroeste: de Cascavel a Foz do Iguaçu, entre Cascavel e Chapecó e de Dourados a Maracaju, no Mato Grosso do Sul. Foram os primeiros procedimentos com base em autorização, conforme prevê a Medida Provisória 1.065, que instituiu o programa Pró-Trilhos, no último mês de agosto.

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A solenidade foi em Brasília (DF), nessa quinta-feira, 9, com a presença de autoridades federais e de representantes da Ferroeste. Os três ramais que envolvem o Paraná somarão 528 quilômetros, e o investimento na construção está previsto em R$ 1,7 bilhão. Há um quarto pedido paranaense em trâmite para análise, abrangendo o trecho entre Guarapuava e Paranaguá.

“Esses contratos firmados como o Ministério da Infraestrutura nos autorizam a incluir estes trechos no processo que será levado a leilão”, disse o diretor-presidente da Ferroeste, André Gonçalves. O projeto da Nova Ferroeste prevê a construção de uma estrada de ferro entre o Mato Grosso e o litoral do Paraná. A ideia é fazer com que 1,3 mil quilômetros de trilhos conectem Maracaju (MS) a Paranaguá (PR), além do ramal entre Cascavel e Foz do Iguaçu.

Solenidade de liberação dos trechos em Brasília – Foto: Divulgação

O objetivo é dotar a ferrovia de condições para transportar a produção do Mato Grosso do Sul e do Oeste do Paraná. E, com a ligação com Foz do Iguaçu, possibilitará o fluxo de cargas do Paraguai e da Argentina com destino ao Porto de Paranaguá. “Quando o projeto estiver concluído, será o Corredor Oeste de Exportação e deve movimentar cerca de 38 milhões de toneladas, tornando-se o segundo maior corredor de grãos e contêineres refrigerados”, informa o Governo do Paraná.

Pelo projeto, a Nova Ferroeste cortará 41 municípios paranaenses e nove do Mato Grosso do Sul. O investimento será de R$ 29,4 bilhões. As audiências públicas sobre o projeto em todas as regiões do estado estão previstas para o início do próximo ano. A Nova Ferroeste deve ir a leilão na Bolsa de Valores de São Paulo no segundo trimestre de 2022, e quem vencer vai executar a obra e explorar o trecho por 70 anos.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

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