Com sede em Foz do Iguaçu, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), por meio do Centro de Tecnologias Aplicadas, desenvolveu uma solução de análise que possibilita à Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) o acesso em tempo real a dados e informações relacionadas às operações, finanças e contabilidade da empresa.
Leia também:
PTI atualiza propósito e destaca ações em inovação
De acordo com a assessoria, a ferramenta foi criada a partir da utilização das tecnologias Power BI, SQL Server Integration Services e SQL Server Analysis Services, que permitiram a implantação de painéis personalizados com dados oriundos de três sistemas distintos da empresa, oferecendo uma visão de fácil acesso, em um único local.
A solução vem desempenhando papel fundamental em apoiar a tomada de decisões da Sanepar, com base em informações geradas pelos diversos departamentos. Além disso, o projeto teve como propósito apoiar o trabalho dos analistas da Diretoria Operacional, que precisavam coletar informações de forma unitária e limitada em cada sistema.
“A principal missão era transformar dados em informações de alto valor. Além disso, estive presencialmente na sede da empresa Sanepar todos os dias, o que nos ajudou a compreender melhor as necessidades e desafios da organização, proporcionando insights valiosos sobre como aprimorar a transformação dos dados para o benefício da empresa e o sucesso do projeto”, destacou o profissional de tecnologia da informação e comunicação (TIC) do PTI, Gustavo Theodoro de Souza.
Já para Jeziel Mateus de Abreu, que também é profissional de TIC, saber que a solução contribuirá significativamente para otimizar as operações de uma empresa que fornece água para municípios do Paraná e de Santa Catarina é inspirador.
“Isso ressalta o poder transformador da tecnologia, especialmente quando aplicada com expertise na área de dados, e como ela pode impulsionar a eficiência e a qualidade em setores essenciais como o da Sanepar”, ressaltou Abreu, citado pela assessoria do PTI.
(Com informações do Parque Tecnológico Itaipu)
Comentários estão fechados.