O Paraná avançou duas posições e passou a ocupar o segundo lugar no ranking nacional de menor tempo médio para abertura de empresas no Brasil. Os dados são referente ao mês de maio deste ano.
O tempo para formalizar um novo negócio é de 11 horas e 23 minutos, informa a Agência Estadual de Notícias (AEN). O estado fica apenas atrás de Sergipe, na primeira colocação, mas com número menor de processos.
Os procedimentos para a efetivação de um CNPJ baixaram em sete minutos de abril para maio deste ano. O registro é dos boletins da Junta Comercial do Paraná (Jucepar).
“Melhorar constantemente é o que move os servidores do órgão”, afirmou o presidente da Jucepar, Marcos Rigoni. O desempenho aponta a boa competitividade das cidades paranaenses frente a outros municípios, disse.
No Brasil, o tempo médio para abertura de firmas em maio foi de um dia e 14 horas (38 horas). A movimentação somou mais de 67 mil processos, conforme a AEN.
Entre janeiro e maio, o Paraná abriu 122.406 empresas. Esse número é 4,59% superior ao do mesmo período de 2022. O cálculo é feito pela diferença entre o número de empresas abertas e fechadas.
Relatório de tempo de abertura das empresas no Paraná.
Foz do Iguaçu
Na semana passada, a prefeitura divulgou que Foz do Iguaçu é a terceira cidade brasileira mais rápida na abertura de empresas. Nos quatro primeiros meses de 2023, o tempo médio foi de uma hora e 59 minutos.
O levantamento tem por base boletim do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Santa Helena, na Região Oeste, ficou em primeiro lugar no país.
Comentários estão fechados.