Itaipu Binacional anunciou, nessa sexta-feira (22), que o consórcio BDO RCS Auditores Independentes foi o vencedor da concorrência aberta pela hidrelétrica para a contratação de serviços de auditoria externa.
Leia também:
Modelo de programa de Itaipu será levado a outras partes do Brasil
O contrato prevê avaliação das demonstrações financeiras e dos controles internos, sob o prisma da lei internacional Sarbanes-Oxley (SOX), de Itaipu Binacional e suas fundações no Brasil e no Paraguai, nos exercícios de 2024, 2025 e 2026.
Segundo Itaipu, a medida assegura o compromisso da empresa “com a transparência, a excelência na gestão de seus recursos e garante que suas demonstrações financeiras estejam em conformidade com as normas internacionais de contabilidade”.
O consórcio vencedor iniciará os trabalhos em meados de maio, pela análise das demonstrações contábeis do primeiro trimestre de 2024, após a assinatura do contrato e emissão da ordem de início de serviço.
A contratação de empresas de auditoria com alta capacidade técnica e reconhecimento internacional está prevista no regimento interno de Itaipu.
A licitação exige que seja uma empresa brasileira e uma paraguaia, na forma de consórcio, com experiência comprovada em auditoria de entidades do setor elétrico e companhias de capital aberto no Brasil, Paraguai e até nos Estados Unidos.
O edital (EF 1811-23) foi publicado em 15 de dezembro de 2023, a sessão pública ocorreu em 20 de fevereiro, e o resultado foi homologado em março. Além da vencedora, disputou o pregão a Grant Thornton Auditores Independentes Ltda.
(Com informações de Itaipu Binacional)
Comentários estão fechados.