Foz do Iguaçu receberá, nesta quinta (9) e sexta-feira (10), o evento ABRA-tec – Inovações Tecnológicas e Sustentabilidade Socioeconômica e Ambiental das Hidrelétricas, promovido pela Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs).
Leia também:
Itaipu participa de encontro sobre transição energética na América Latina
A abertura está marcada para as 8h, no auditório Cesar Lattes, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O primeiro dia será composto por palestras e debates, com a segunda jornada estando reservada para visita técnica às instalações da usina de Itaipu. As inscrições podem ser solicitadas no endereço https://abrapch.org.br/evento-itaipu/.
A palestra inaugural será feita pelo diretor-financeiro executivo de Itaipu, André Pepitone. Ao longo do dia, haverá os painéis “Hidroeletricidade e sustentabilidade”; “Potencializando a revolução do hidrogênio verde incluindo também as hidrelétricas”; e “Serviços, novidades e tecnologias do setor”.
O que são?
As Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) são usinas de tamanho e potência relativamente reduzidos, entre 5 e 50 megawatts (MW) de potência e menos de 13 km² de área de reservatório. As PCHs são, atualmente, responsáveis por cerca de 3,5% de toda a capacidade instalada do sistema interligado nacional.
Já as Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) são ainda menores, tanto em termos de tamanho, quanto de potência, de no máximo 5MW. O Brasil conta com 732 unidades de CGHs em operação, distribuídas em diferentes partes do território.
Comentários estão fechados.