Foz do Iguaçu vive um momento de expansão imobiliária com crescimento de locações, construção de imóveis e procura por casas em condomínios fechados. Boa parte dos novos empreendimentos se concentra na Região Leste, área da cidade que hoje dispõe de mais ofertas de terrenos.
Vice-presidente do Sindicato de Habitação e Condomínios (Secovi-PR) regional Cataratas, Peter da Luz diz que muitos investimentos estão migrando para o Leste porque é a região que permite mais expansão. Entre os empreendimentos já em andamento lá está o Vita Village, também conhecido como “Bairro do Futuro” (ver matéria abaixo).
O aquecimento do mercado se deve à procura por imóveis populares, principalmente casas geminadas de 60 a 75 metros quadrados, imóveis de médio e alto padrão e casas em condomínios fechados, cuja demanda aumentou no período da pandemia.
Há também edifícios em construção na Região Norte, Itaipu A e centro. De olho nos universitários, empresa de outras cidades estão vindo para Foz investir em moradias pequenas para acomodar estudantes. “Há empresários e investidores que procuraram grandes áreas para fazer novos loteamentos e pessoas que querem sair do aluguel e ter o primeiro imóvel”, informa Peter.
Pesquisa realizada pelo Secovi indica que entre 2021 e 2022 houve valorização de 23% a 27% de imóveis residenciais e comerciais em Foz do Iguaçu. Neste semestre será divulgado outro levantamento.
Veja entrevista:
“Bairro do Futuro” já tem quase 100% dos terrenos vendidos
Um dos empreendimentos imobiliários em construção na Região Leste, o Vita Village, também conhecido por “Bairro do Futuro”, já tem quase todos os lotes vendidos. Dos 230 disponibilizados, restam apenas 16 para comercialização.
Primeiro loteamento aberto com 100% de cabeamento subterrâneo, o Vita Village é um complexo de 245 mil metros quadrados que contemplará o Hospital da Unimed, um centro clínico, um shopping a céu aberto e uma área de dez mil metros quadrados disponível para instalação de uma faculdade. O hospital já deve ser inaugurado em setembro deste ano.
Pelo menos 80% dos imóveis são de característica comercial. No entanto, há espaços para construções residenciais, inclusive edifícios. Um deles será erguido por uma construtora de Francisco Beltrão.
Com projeto inovador, o loteamento terá uma praça central de dez mil metros quadrados que ligará os blocos, iluminação em LED, calçadas com três metros de paver e meio-fio extrusado.
O Village está situado na Avenida República Argentina, a cerca de 1,5 quilômetro da Avenida Mário Filho, e ficará a 800 metros da futura trincheira da Perimetral Leste, facilitando o acesso ao centro da cidade. A presença do empreendimento valorizou imóveis da região.
Bom saber que o município de Foz tem tantos empreendimentos imobiliários e uma forte expansão que valoriza os moradores atuais e futuros moradores, mas e a expansão do transporte público?? Esse quesito é super deficitário.